Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2439
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Silva, Rafaela Paiva da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T15:59:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2439 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1676165553343258 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RPSilva.pdf | 339.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.