Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Paiva da-
dc.date.accessioned2017-07-18T15:59:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2439-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBachareladopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPSilva.pdf339.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.