Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2440
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Sandra Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T16:10:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Sandra Brandão. Avaliação na educação infantil: Teoria, Concepções e Práticas. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2440 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.title | Avaliação na educação infantil: teoria, concepções e práticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arenhart, Diese | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investigar se há, e quais são os critérios norteadores para avaliação na Educação Infantil (na cidade do Rio de Janeiro), presentes na legislação vigente. Ele consta de pesquisa documental e teórica e da análise de fichas de avaliação. O trabalho está divido em dois capítulos, o primeiro: “Avaliação na Educação Infantil na legislação vigente”, onde foi feita a análise tanto dos documentos oficiais nacionais: Constituição Federal, Plano Nacional de Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, quanto os de cunho municipal da cidade do Rio de Janeiro: Orientações Curriculares e Caderno de Avaliação na Educação Infantil voltados para essa área e o segundo: “Avaliação mediadora entre conceitos e práticas”, onde se é lançado um olhar teórico acerca do assunto baseando-se principalmente na perspectiva de avaliação mediadora, criada pela autora Jussara Hoffmann e onde são feitas as análises das fichas. Percebe-se com esta pesquisa que a avaliação na Educação Infantil não deve ser suprimida em um único instrumento e que ela deve gerar mudanças que beneficiem o desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SBCoutinho.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.