Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWerner, Deborah-
dc.contributor.authorSilva, Bernardo Padilha do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-11-22T14:22:17Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationSILVA, Bernardo Padilha do Nascimento. Bilhete único intermunicipal: uma avaliação da abrangência e dos impactos econômicos na região metropolitana do rio de janeiro. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Gestão Pública Para O Desenvolvimento Econômico e Social, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24434-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectBilhete Único Intermunicipalpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectTransporte.pt_BR
dc.subjectTarifaspt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titleBilhete único intermunicipal : uma avaliação da abrangência e dos impactos econômicos na Região Metropolitana do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Luft, Rosangela Marina-
dc.description.resumoOs problemas enfrentados na mobilidade urbana do Rio de Janeiro podem ser historicamente explicados pela expansão desordenada dos centros urbanos e suas periferias, além do pouco incentivo a utilização de transportes de massa como sistemas metroviários e ferroviários, em detrimento da priorização do sistema rodoviário. As consequências dessa realidade resultam na desigualdade ao acesso ao transporte, implicando em uma mobilidade ineficiente, cara e, portanto, muitas vezes excludente para as camadas mais vulneráveis da sociedade, enfrentando dificuldade para acessar a áreas de emprego, saúde, educação e lazer. Surge então o programa Bilhete Único Intermunicipal (BUI), um benefício tarifário que tem como objetivo reduzir o custo das tarifas ao integrar diferentes modais de transporte, portanto, democratizando e promovendo o acesso aos transportes públicos para a população economicamente e socialmente desfavorecida. Este trabalho tem como intuito analisar os impactos dessa política pública sobre a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para isso, fez-se uma análise histórica com base em estudos elaborados por diversos especialistas em mobilidade urbana, além de uma avaliação dos dados fornecidos pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, buscando identificar a fim de determinar a eficiência e a adesão ao programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-11-23T14:22:17Z-
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPNSilva.pdf380.89 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.