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http://hdl.handle.net/11422/24434
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Werner, Deborah | - |
dc.contributor.author | Silva, Bernardo Padilha do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T14:22:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bernardo Padilha do Nascimento. Bilhete único intermunicipal: uma avaliação da abrangência e dos impactos econômicos na região metropolitana do rio de janeiro. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Gestão Pública Para O Desenvolvimento Econômico e Social, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24434 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Bilhete Único Intermunicipal | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Transporte. | pt_BR |
dc.subject | Tarifas | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | pt_BR |
dc.title | Bilhete único intermunicipal : uma avaliação da abrangência e dos impactos econômicos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luft, Rosangela Marina | - |
dc.description.resumo | Os problemas enfrentados na mobilidade urbana do Rio de Janeiro podem ser historicamente explicados pela expansão desordenada dos centros urbanos e suas periferias, além do pouco incentivo a utilização de transportes de massa como sistemas metroviários e ferroviários, em detrimento da priorização do sistema rodoviário. As consequências dessa realidade resultam na desigualdade ao acesso ao transporte, implicando em uma mobilidade ineficiente, cara e, portanto, muitas vezes excludente para as camadas mais vulneráveis da sociedade, enfrentando dificuldade para acessar a áreas de emprego, saúde, educação e lazer. Surge então o programa Bilhete Único Intermunicipal (BUI), um benefício tarifário que tem como objetivo reduzir o custo das tarifas ao integrar diferentes modais de transporte, portanto, democratizando e promovendo o acesso aos transportes públicos para a população economicamente e socialmente desfavorecida. Este trabalho tem como intuito analisar os impactos dessa política pública sobre a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para isso, fez-se uma análise histórica com base em estudos elaborados por diversos especialistas em mobilidade urbana, além de uma avaliação dos dados fornecidos pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, buscando identificar a fim de determinar a eficiência e a adesão ao programa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-11-23T14:22:17Z | - |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
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