Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24447
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dc.contributor.advisorMaria Aurora Consuelo Alfaro, Lagorio-
dc.contributor.authorQuiezza, Jocelino da Silveira-
dc.date.accessioned2024-11-23T14:44:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationQUIEZZA, Jocelino da Silveira. Políticas de línguas em área Tupinikim: o caso da aldeia caieiras velha, aracruz ⠳ es. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24447-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to discuss the effects of the Linguistic Policies in Brazil upon the Tupinikim village in Caieiras Velha, Aracruz, Espírito Santo, and to verify to what extent the Tupinikim people have contributed to the revitalization of the language of their ancestors (the ethno-identity language), collaborating towards the strengthening of this identity. The study is performed under the methodology of action-research and it begins by first questioning, through a historical perspective, the process of colonization, while highlighting the role of the Tupinikim during their contact with the conquering expeditions and the Indigenous groups, the takings and the resisting of the lands we today call the state of Espírito Santo. This research also discusses the linguistic policies implemented during the period of the Colony, the Empire and during the Republic. It examines the imposition of the Portuguese language and the process of integration and of “civility” of the Indigenous people, and lastly, it reviews the emancipation that began with the Federal Constitution of 1988. Finally, we discuss the contemporary agencies of the Tupinikim people that act towards the construction of a linguistic policy of their own, based upon the revitalization of the Tupi language within and out of the school boarders, while discussing its role within the school. The research points towards the need of language policies more closely linked to its community, going beyond the disciplinary organized school. The study also indicates the support the State may offer by furthering specific training in the revitalization of Indigenous languages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas de Línguapt_BR
dc.subjectRevitalização Linguísticapt_BR
dc.subjectTupinikimpt_BR
dc.subjectCaieiras Velhapt_BR
dc.titlePolíticas de línguas em área Tupinikim: o caso da Aldeia Caieiras Velha, Aracruz – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1278128179315100pt_BR
dc.contributor.referee1Christino, Beatriz Protti-
dc.contributor.referee2Freire, José Ribamar Bessa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211811266353518pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Tania Conceição Clemente de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6982352616178640pt_BR
dc.contributor.referee4Diez, Xoán Carlos Lagares-
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de colocar em discussão os efeitos das Políticas Linguísticas do Brasil na aldeia Tupinikim de Caieiras Velha, Aracruz – ES, buscando entender em que medida as respostas do Povo Tupinikim têm contribuído nos esforços de Revitalização da Língua dos ancestrais (língua etno-identitária), colaborando no fortalecimento identitário. O trabalho está apoiado metodologicamente na pesquisa-ação, abordando em primeiro lugar, sob uma perspectiva histórica, o processo de colonização, dando visibilidade ao papel dos Tupinikim na história do contato das expedições conquistadoras com os grupos indígenas, as retomadas e resistências no território do que hoje é o estado do Espírito Santo. Em um segundo momento, o trabalho discute as Políticas Linguísticas implementadas na Colônia, no Império e na República, a imposição da língua portuguesa e os processos de integração e “civilidade” do Povo Indígena, bem como os caminhos de emancipação a partir da Constituição Federal de 1988. Finalmente, são colocados os agenciamentos do Povo Tupinikim na contemporaneidade, na construção de uma Política de Línguas própria, a partir das experiências de revitalização do Tupi dentro e fora da escola discutindo o papel dessa instituição. A pesquisa aponta como reflexão a necessidade de uma Política de Línguas com um maior pertencimento comunitário, extrapolando a disciplinarização da escola, bem como a potencialização dessa política com o apoio do Estado, com formação específica na área do estudo de revitalização de línguas indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMuseu Nacionalpt_BR
dc.publisher.programCurso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLINDpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-11-24T14:44:30Z-
Appears in Collections:Linguística e Línguas Indígenas

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