Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Cristiane Henriques-
dc.contributor.authorAssis, Maria Luise Oliveira Brey de-
dc.date.accessioned2024-11-27T18:32:39Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.citationASSIS, Maria Luise Oliveira Brey de. Intrusa no Paddock: a cobertura jornalística da Fórmula 1 nas redes sociais feita pela jornalista Julianne Cerasoli. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24480-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectJulianne Cerasolipt_BR
dc.subjectFórmula 1pt_BR
dc.titleIntrusa no Paddock: a cobertura jornalística da Fórmula 1 nas redes sociais feita pela jornalista Julianne Cerasolipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Maria Alice de Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3542013565837082pt_BR
dc.contributor.referee2Leitão, Alexandre Enrique-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender o papel democrático das redes sociais no trabalho de jornalistas mulheres em ambientes machistas como o do esporte. Para isso, analisamos a trajetória da cobertura da Fórmula 1 na televisão brasileira desde 1970 até 2023, observando a falta de equidade de gênero por parte dos veículos de comunicação tradicionais. Além disso, também estudamos as mudanças laborais no jornalismo com a inserção da internet e das novas plataformas digitais na rotina de trabalho do jornalista. A pesquisa concentra-se em analisar a cobertura da Fórmula 1 feita pela jornalista Julianne Cerasoli em suas redes sociais, especialmente, no Instagram, YouTube e no seu projeto de financiamento coletivo no Catarse. Como resultado, evidenciamos que as redes sociais surgem como alternativas econômicas viáveis para as jornalistas independentes, com o propósito de superar o preconceito de gênero e a falta de espaço nesse esporte tão tradicional e conservador que é a Fórmula 1.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-11-28T18:32:39Z-
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MAssis-min.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.