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dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorSilva, Deborah Gonçalves da-
dc.date.accessioned2024-11-27T20:39:51Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationSILVA, Deborah Gonçalves da. A representatividade das mulheres na indústria cinematográfica: uma análise dos filmes Mulher Maravilha e Capitã Marvel. 2023. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24483-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.titleA representatividade das mulheres na indústria cinematográfica: uma análise dos filmes Mulher Maravilha e Capitã Marvelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Patrícia Mallmann Souto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790pt_BR
dc.contributor.referee2Valentim, Ana Paula Simonaci-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9873650866195474pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa discute a produção cultural hegemônica e seu papel na estipulação da hegemonia em obras, cujo enfoque, se dá, pela representatividade das mulheres na indústria cinematográfica, especialmente em filmes de super-heroínas. Analisou-se a representatividade das mulheres no contexto midiático, e em obras de grande alcance, como filmes blockbusters, capazes assim de atingir e gerar sentidos em uma gama maior de espectadores. Cujo objetivo é, buscar compreender o impacto da representatividade feminina por meio da informação presente na linguagem cinematográfica, como auxílio na construção de identidades positivas ou negativas desse grupo social. Deste modo, utilizou-se no referencial teórico os conceitos de Linguagem Cinematográfica; Identidade Cultural; Cultura e Cinema. Realizado por meio de levantamento bibliográfico e uso de websites, livros, artigos e os filmes escolhidos, como fonte de informação para coleta e análise de dados. Bem como uma contextualização histórica e social acerca das mulheres no cinema e um breve contexto das personagens em suas devidas HQ, como base para elaboração do presente trabalho. A metodologia adotada é a análise fílmica, onde apresentam-se duas, utilizando os filmes “Mulher–Maravilha (2017)” e “Capitã Marvel (2019)” como objetos de análise, partindo dos estudos de análise apresentados por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012). Como resultados, obteve-se por meio das análises, um parâmetro positivo acerca da representatividade feminina nestes filmes, possibilitando novos meios, instrumentos, modelos, e assim, mais referências para a construção de identidades positivas das mulheres. Conclui-se que os filmes podem funcionar como ferramentas para discussão e desconstrução dos estereótipos de gênero, abrangendo novas possibilidades identitárias além das comumente apresentadas e estigmatizadas, informando a sociedade sobre a capacidade das mulheres de ocuparem qualquer espaço social e encorajando, por sua vez, a equidade de direitos entre os gêneros e demais minorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-11-28T20:39:51Z-
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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