Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24513
Type: Livro
Title: Escutar crianças e adolescentes hiperativos: aposta da psicanálise
Other contributions: Carneiro, Cristiana
Ponnou, Sébastien
Abstract: Este livro procura desenvolver uma crítica esclarecida e bem fundamentada das abordagens biomédicas da hiperatividade, reunindo para tanto estudos de casos e vinhetas clínicas das práticas, que se embasam na psicanálise com crianças e adolescentes diagnosticados como hiperativos. A ideia é partir de uma prática que tem como foco a voz singular da criança/adolescente e dos seus pais para refletir como os analistas acolhem esses significantes e “novos sintomas” para além de qualquer preocupação categórica, determinista ou normativa. Nesse sentido, a obra reúne contribuições de profissionais da área que possam narrar os deslocamentos e a abertura propiciados pelo trabalho psicanalítico com crianças diagnosticadas com TDAH. As apresentações dizem respeito ao acolhimento de crianças em consultórios ou instituições e têm como foco, a partir da chamada hiperatividade, o desenvolvimento de questões específicas ao campo psicanalítico: a fala e o corpo, o uso de categorias e referências diagnósticas na psicanálise, o uso de tratamentos, o trabalho com os pais, a dialética ciência/ psicanálise, a ética psicanalítica, entre outras.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Crianças
Adolescentes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Production unit: Editora UFRJ
Publisher: Editora UFRJ
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISBN: 9788571085213
Citation: CARNEIRO, Cristiana; PONNOU, Sébastien (org.). Escutar crianças e adolescentes hiperativos: aposta da psicanálise. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2024.
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Escutar criancas e adolescentes hiperativos.pdf4.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.