Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Marcus Vinicius Machado de-
dc.contributor.authorSilva, Adriana Santos da-
dc.date.accessioned2024-12-06T19:33:45Z-
dc.date.available2024-12-08T03:00:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Santos da. A chave. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24519-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectBehaviorpt_BR
dc.titleA chavept_BR
dc.title.alternativeThe keypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6393289558414593pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6393289558414593pt_BR
dc.description.resumoEsta prática se constitui na análise das emoções e comportamento dos alunos de alguns grupos de dança, ministeriais ou não, tomando como dispositivo conceitual e prático a Educação Somática. Propormos, sobretudo, criar processos de aprendizagem que possibilitem aos indivíduos a revisão de seus hábitos e suas atividades de forma ampla e consciente. Estas ações de transformações buscam a realização e movimentos, integrando novas possibilidades do fazer, do olhar e como pensar a dança contemporânea. Assim, também serão mapeados conceitos e atividades, que conscientizem este corpo vivido em uma organização significante tanto bioquímica como corporal nos processos realizados em relação à Teologia. Sendo assim, o desenvolvimento desse trabalho se constitui em novas maneiras de se mover e ser movido. Para desenvolvermos uma melhor percepção de si, com mais flexibilidade, adaptabilidade para canalizar mudanças e alcançar aquilo que se deseja, é preciso que o indivíduo encontre suas problemáticas e esteja disponível a uma entrega, para que estes problemas possam ser transformados. Este trabalho procura mobilizar os alunos que ficam presos às adversidades, às palavras não ditas, às atitudes recolhidas, aos “cômodos” não acessados, aos desejos arquivados que parecem esquecidos, mas estão camuflados nas memórias de um corpo que se torna hospedeiros ou estrangeiros de si mesmo. Porém, o mesmo corpo pode ser um grito querendo sair do silêncio de uma prisão sem muros. Semelhante a uma máscara de um mordomo em sua blindagem do sempre servir, este corpo também quer e aguarda ser servido e notado. Para afetar o revelado não revelado, precisamos mudar nossa forma de pensar, para então renovar nossa mente, curar nossa alma, estabilizando as emoções para elas trabalharem a nosso favor. Portanto, ao atingirmos resultados satisfatórios, a partir de uma associação conveniente entre razão e a emoção, fortalecemos favoravelmente as raízes de nossa alma, mesmo que estejam queimadas, que estejam no chão, que estejam pisoteadas sem nenhuma atenção. E assim, transformamos o nosso eu.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASSilva.pdf514.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.