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dc.contributor.advisorZolads, Rosza W. Vel-
dc.contributor.authorOliveira, Míriam Andréa-
dc.date.accessioned2017-07-20T22:21:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:21Z-
dc.date.issued1993-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Míriam Andréa de. Abijail de Andrade: artísta plástica do Rio de Janeiro no século xix. 1993. 131 f. Dissertação (Mestrado em Belas Artes) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2455-
dc.description.abstractIt features the city of Rio de Janeiro, in the XIX century, was proeminent for the introduction and development of formal apprenticeship of the fine arts. As a consequence, Brazil became an important center of artistic production in the Americas. It was in this city that strict ritualism of academic teaching reached its peak, imposing neoclassicism as a predominant style. As masculine authority ruled society, it was difficult for women to exceed in the fine arts. In this context, we present the biography of the artist Abigail de Andrade, precursor of Social Realism was this painter's forro of expression and style and was used to convey her views of the world and her feelings and concerns for those less fortuna te in society. Ready to carry out any artistic challege regarding the painter's craft, but she often resorted to the use of a preconcieved technique and iconographical repertoire drawn frorn the Acaderny.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectAndrade, Abigail dept_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.titleAbijail de Andrade: artísta plástica do Rio de Janeiro no século xixpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3300184151674469pt_BR
dc.description.resumoCaracteriza o Rio de Janeiro, no século XIX, marcado pelo estabelecimento e desenvolvimento do ensino das artes plásticas no país, transformando o Brasil em importante centro de produção artística das Américas. A ritualização do ensino Acadêmico, havia atingido o seu apogeu. O estilo neoclássico é o que predominava nas Academias de artes neste século. Fazia-se presente, a cada ato, a autoridade masculina, colocando dificuldades à mulher de se projetar nas artes. Neste contexto, apresentamos a biografia da artista Abigail de Andrade, precursora do Realismo Social - forma de expressão usada pela artista. O enfoque dado busca a sua visão de mundo e o sentimento próprio de uma determinada época. Enfatiza temas extraídos do cotidiano dos segmentos menos favorecidos na escala social. Seus trabalhos se definem pelo recolhimento e conservação de elementos básicos que coleciona através de mensagens pré transmitidas e que, quando há necessidade, lança mão destes conhecimentos para a execução da obra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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