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http://hdl.handle.net/11422/24603
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Armando Lucas Cherem da | - |
dc.contributor.author | Santos, Gustavo Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T16:11:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24603 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Minério de ferro | pt_BR |
dc.subject | Pelotização | pt_BR |
dc.subject | Carvão vegetal | pt_BR |
dc.subject | Redução de gás carbônico | pt_BR |
dc.title | Estudo logístico da utilização de carvão vegetal no processo de pelotização de minério de ferro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4011248402829445 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6566627204037637 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Young, Alexandre Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3222060606155338 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Andriela Dutra Norberto de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4357022273885293 | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de pelotização de minério de ferro, que é o modelo de aglomeração do mineral mais comum no Brasil, é responsável pela maior parte das emissões de carbono geradas na cadeia produtiva de geração de aglomerados de ferro, considerando desde a extração até a exportação. Atualmente, o combustível mais comumente utilizado para essa etapa é o carvão mineral, entretanto, estudos indicam que a implementação de um percentual de carvão vegetal proveniente da pirólise da madeira de florestas plantadas de eucalipto no processo produtivo levaria a uma redução das emissões gerais de CO2 tanto pela captação do gás pela etapa de fotossíntese quanto pela diminuição do trajeto de transporte do insumo utilizado que, no momento atual, é proveniente de importação. Propõe-se assim, um levantamento logístico de viabilidade da implementação dessa mudança de insumo por meio da quantificação da neutralização de gás carbônico associado ao processo de pelotização de minério de ferro e qual seria a produção necessária de carvão vegetal para suprir essa demanda, considerando a utilização de 50%, em massa, do novo combustível sólido. Para a resolução da questão levantada, foram calculados dados de emissão por tonelada de pelotas produzidas por um ano para as etapas de pelotização e transporte de carvão mineral, além da neutralização resultante pelo processo de produção de carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto, também fazendo o cálculo por tonelada de pelotas produzidas por ano, e, por fim foi calculada o saldo da neutralização. Como resultado do saldo de emissões, foi encontrado que a mudança proposta geraria uma redução 54,6% das emissões do processo, igualando a 1.385.000 toneladas de CO2 por ano. Além disso, pode-se concluir que seria necessário um aumento de 0,5% área de florestas de eucalipto em território brasileiro para suprir essa demanda, o que equivaleria a 36.956.119 hectares de plantação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-12-13T16:11:14Z | - |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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