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dc.contributor.advisorAmorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.authorCunha, Rayssa Paula Jesus da-
dc.date.accessioned2024-12-21T01:07:50Z-
dc.date.available2024-12-22T03:00:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24668-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleDesenvolvendo o saber morfossintático através da cooperação entre sujeitos: uma atividade para alunos do projeto de educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4518093950288927pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a implementação das Estações do Conhecimento em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de aspectos morfossintáticos da Língua Portuguesa. A experiência permitiu uma imersão no universo da EJA, destacando a necessidade de uma abordagem pedagógica cuidadosa, que respeite as vivências e dificuldades dos alunos. O planejamento inicial das atividades revelou a importância de considerar o tempo diferenciado de aprendizado na EJA em relação ao ensino regular, o que levou à adaptação do cronograma das estações. Além de aspectos metodológicos, a pesquisa enfatizou o respeito à trajetória dos estudantes, que são adultos com responsabilidades, famílias e experiências diversas, e que precisam ser tratados com consideração à sua faixa etária e realidade. Também foi ressaltada a importância de planejar atividades dinâmicas e conectadas ao cotidiano dos alunos, considerando que muitos chegam às aulas após longas jornadas de trabalho. As Estações do Conhecimento utilizaram textos literários e músicas, como obras de Clarice Lispector, Adélia Prado e a canção "Loba", de Alcione, para ensinar conteúdos de morfossintaxe, como advérbios, tipos de frases e gêneros textuais. Essa abordagem mostrou-se eficaz para aproximar os alunos da gramática normativa de forma lúdica e prática, evidenciando que o aprendizado pode ser significativo quando vinculado a elementos do dia a dia. As reflexões adquiridas ao longo do processo reafirmaram o compromisso com uma educação inclusiva e humanizada, que atenda às especificidades das turmas da EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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