Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amorim, Rejane Maria de Almeida | - |
dc.contributor.author | Cunha, Rayssa Paula Jesus da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-21T01:07:50Z | - |
dc.date.available | 2024-12-22T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24668 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvendo o saber morfossintático através da cooperação entre sujeitos: uma atividade para alunos do projeto de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4518093950288927 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a implementação das Estações do Conhecimento em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de aspectos morfossintáticos da Língua Portuguesa. A experiência permitiu uma imersão no universo da EJA, destacando a necessidade de uma abordagem pedagógica cuidadosa, que respeite as vivências e dificuldades dos alunos. O planejamento inicial das atividades revelou a importância de considerar o tempo diferenciado de aprendizado na EJA em relação ao ensino regular, o que levou à adaptação do cronograma das estações. Além de aspectos metodológicos, a pesquisa enfatizou o respeito à trajetória dos estudantes, que são adultos com responsabilidades, famílias e experiências diversas, e que precisam ser tratados com consideração à sua faixa etária e realidade. Também foi ressaltada a importância de planejar atividades dinâmicas e conectadas ao cotidiano dos alunos, considerando que muitos chegam às aulas após longas jornadas de trabalho. As Estações do Conhecimento utilizaram textos literários e músicas, como obras de Clarice Lispector, Adélia Prado e a canção "Loba", de Alcione, para ensinar conteúdos de morfossintaxe, como advérbios, tipos de frases e gêneros textuais. Essa abordagem mostrou-se eficaz para aproximar os alunos da gramática normativa de forma lúdica e prática, evidenciando que o aprendizado pode ser significativo quando vinculado a elementos do dia a dia. As reflexões adquiridas ao longo do processo reafirmaram o compromisso com uma educação inclusiva e humanizada, que atenda às especificidades das turmas da EJA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RPJCunha.pdf | 510.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.