Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24677
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Alfabetização científica em um ambiente sócio-moral: relato de experiência na Oficina de Mecânica da Vila Olímpica da Maré |
| Author(s)/Inventor(s): | Medeiros, Jorge Luís Francisca |
| Advisor: | Moreira, Ligia de Farias |
| Abstract: | O presente trabalho é resultado de uma experiência realizada no Projeto Educar da União Esportiva Vila Olímpica da Maré. O Projeto Educar tem por objetivo desenvolver as capacidades intelecto-morais de crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, através da participação em diversas Oficinas: Matemática, Linguagem, Naturalista, Experimentos, Musica, Bale, Esportes e Mecânica. A Oficina de Mecânica tem como fim promover a alfabetização cientifica, despertando o gosto pelo saber, pela forma autônoma de pensar e liberdade de agir no mundo. As crianças aprendem interpretar, refletir e cogitar sobre os fenômenos da Natureza, despertando a curiosidade pelo funcionamento de diversos instrumentos. As atividades e experimentos realizados tiveram como base o desenvolvimento do pensar e refletir, extraindo das mentes curiosas das crianças, as hipóteses e formulações, construindo, juntamente, o conhecimento sobre o mundo que os cercam e o ambiente em que vivem. As oficinas têm como base a Teoria das Inteligências Múltiplas de Floward Gardner que nos aponta a inteligência dividida em diferentes áreas de conhecimento, podendo o indivíduo ter maior aptidão para desenvolver uma ou mais áreas do conhecimento. As oficinas também buscam desenvolver a percepção ético-moral das crianças, através do estabelecimento de um ambiente sócio-moral nas salas de aulas. Todas as atividades são realizadas em um ambiente de respeito e cooperação para que o aprendizado vise o bem comum, sem privilégio para ninguém, inclusive para o professor. Utilizando as contribuições de Piaget, as relações pessoais são construídas de forma coletiva, através de discussões e interações sobre as dificuldades apresentadas pelo grupo até que se chegue a um consenso. O objetivo deste trabalho consiste em relatar atividades práticas realizadas na Oficina de Mecânica da Vila Olímpica da Maré com metodologia de trabalho utilizada com a finalidade de promover a alfabetização científica de crianças do Ensino Fundamental I. As atividades da Oficina de Mecânica tiveram um grande impacto na vida das crianças e de seus professores das escolas Municipais, que atuaram em forma de parceria com a VOM. Os professores relataram o aumento da concentração, curiosidade, participação e da relação mais amistosa e ordeira das crianças cm sala de aula. Sendo assim, acreditamos ser possível alfabetizar cientificamente crianças do Ensino fundamental I. |
| Keywords: | Alfabetização científica Inteligências múltiplas Educação moral Oficinas Ensino fundamental |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2013 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JLFMedeiros.pdf | 6.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.