Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24710
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O experimento de William Herschel
Author(s)/Inventor(s): Kitagawa, Mônica Sayuri
Advisor: Gaspar, Marcos Binderly
Co-advisor: Moreira, Lígia de Farias
Abstract: A importância de se usar o enfoque histórico ao levar temas de Ciências para a sala de aula do Ensino Médio é mencionada em diversos textos com sugestões de como esta abordagem deve ser feita, mas nesses textos não há uma receita a ser seguida, o professor deve verificar qual seria a melhor maneira fazê-lo. Nossa proposta foi uma atividade extraclasse, experimental, para realizar uma reprodução do experimento histórico de William Herschel aos alunos do Ensino Médio, que se encaixa no tema radiações e suas interações do PCN+EM. Esse experimento foi o primeiro a detectar uma "luz invisível" hoje conhecida como radiação infravermelha. Essa descoberta foi surpreendente, pois, a única luz conhecida na época (-1800) era a luz visível. O trabalho está focado na parte histórica em relação ao experimento de Herschel, como levá-lo as escolas, mas também são mencionadas as aplicações da radiação infravermelha, pois é importantíssimo relacionar o novo conhecimento ao cotidiano dos alunos, bem como reportagens relacionadas ao tema. Foi mostrada a viabilidade de reproduzir esse experimento utilizando materiais de baixo custo.
Keywords: Infravermelho
Radiação infravermelha
Ensino de física
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSKitagawa.pdf8.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.