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http://hdl.handle.net/11422/24710
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O experimento de William Herschel |
| Author(s)/Inventor(s): | Kitagawa, Mônica Sayuri |
| Advisor: | Gaspar, Marcos Binderly |
| Co-advisor: | Moreira, Lígia de Farias |
| Abstract: | A importância de se usar o enfoque histórico ao levar temas de Ciências para a sala de aula do Ensino Médio é mencionada em diversos textos com sugestões de como esta abordagem deve ser feita, mas nesses textos não há uma receita a ser seguida, o professor deve verificar qual seria a melhor maneira fazê-lo. Nossa proposta foi uma atividade extraclasse, experimental, para realizar uma reprodução do experimento histórico de William Herschel aos alunos do Ensino Médio, que se encaixa no tema radiações e suas interações do PCN+EM. Esse experimento foi o primeiro a detectar uma "luz invisível" hoje conhecida como radiação infravermelha. Essa descoberta foi surpreendente, pois, a única luz conhecida na época (-1800) era a luz visível. O trabalho está focado na parte histórica em relação ao experimento de Herschel, como levá-lo as escolas, mas também são mencionadas as aplicações da radiação infravermelha, pois é importantíssimo relacionar o novo conhecimento ao cotidiano dos alunos, bem como reportagens relacionadas ao tema. Foi mostrada a viabilidade de reproduzir esse experimento utilizando materiais de baixo custo. |
| Keywords: | Infravermelho Radiação infravermelha Ensino de física Ensino médio |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2009 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
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