Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24711
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Experimentos, perguntas e respostas para ensinar transições de fase
Author(s)/Inventor(s): Santos, MaylIa Regina Cardoso dos
Advisor: Luiz, Adir Moysés
Abstract: Este trabalho contém uma proposta para lecionar algumas aulas de física térmica no ensino médio, incluindo basicamente tópicos de transições de fase. Destina-se a alunos da área do ensino médio, com a intenção de levá-los a compreender melhor o conceito da mudança dos estados da matéria, através de sugestões de aulas calcadas em experiências fáceis de entender e reproduzir. Esta monografia também pode ser útil para alunos de licenciatura em física. A parte teórica deste trabalho dedica-se a analisar e descrever as fases básicas em que a matéria pode ser encontrada e as diversas mudanças que ocorrem de acordo com a mudança da temperatura e da pressão em uma substância. A seguir, para ilustrar as transições de fase, fazemos uma série de perguntas para instigar o interesse do aluno pelo tema e, no final do trabalho, apresentamos experiências de fácil reprodução para serem desenvolvidas com os estudantes.
Keywords: Termodinâmica
Transição de fase
Ensino de física
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRCSantos.pdf7.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.