Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConsidera, Anabelle Loivos-
dc.contributor.authorHenriques, Beatriz Amaral-
dc.date.accessioned2025-01-10T13:56:11Z-
dc.date.available2025-01-12T03:00:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24743-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectCurrículos e programaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleO ensino da literatura nas escolas: por que os jovens se tornam adultos não leitores?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3353735173336907pt_BR
dc.description.resumoO afastamento dos jovens da leitura é um problema crescente, especialmente na adolescência, influenciado por fatores como o uso excessivo de tecnologias e métodos pedagógicos desestimulantes. Esta monografia tem como objetivo identificar os motivos do desinteresse e propor estratégias que incentivem o hábito de leitura entre jovens. A pesquisa adotou uma metodologia exploratória, com análise de dados da "Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil" (2019) e revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas. Os resultados mostram que o papel do professor é crucial para a formação de leitores, exigindo abordagens criativas, como uso de livros paradidáticos e práticas alinhadas à BNCC. Conclui-se que a leitura pode ser transformada em uma atividade prazerosa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento cultural e crítico dos jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAHenriques.pdf185.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.