Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24755
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Refluxo da norma! : “Artes Negras” na tecitura da história da arte no Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Santiago, Aline Barbosa |
Advisor: | Reinaldim, Ivair Junior |
Abstract: | O presente trabalho apresenta um campo de problemas como direcionadores de um esforço para refletir sobre a presença, sobrevivência e construção de espaços contra-dominantes no campo da História da Arte no Brasil, através das contribuições e experiências apresentadas por culturas negras em território nacional. Partindo do registro flagrante do apagamento de artistas e das culturas negras no processo de formação e desenvolvimento da história, educação, sociologia, filosofia, comunicação e historiografia da arte brasileira - SECFHHA1, apresento a construção do pensamento sobre as formas de nomear na “História da Arte dominante2” e na História da Arte do Brasil, como problema e processo central para construção do pensamento social e do pensamento histórico da arte no Brasil. A categoria História da Arte é realmente a única forma de nomear e tratar as relações com o passado estético, ético e moral? O que é “História da Arte dominante” e como ela influencia na desconstrução de identidades culturais e promoção do racismo? Como a noção de “Arte”, enquanto conceito polissêmico, tem sido articulada no campo da História da Arte no Brasil? Como pensar uma “História da Arte Geral” que situa a “História da Arte europeia” enquanto abordagem e não como regra universalizante? Qual o lugar da “Arte Negra” na História da Arte no Brasil? Através da análise dessas e de outras questões, sem a pretensão de instituir um campo teórico e metodológico, apresento uma reflexão sobre a formalização da abordagem “Artes Negras” no Brasil junto à História da Arte brasileira, considerando o plano das ideias como primeiro passo para implementação de uma mudança, ampliação e revisão crítica no campo. A articulação dessas discussões está mediada pelo conceito de ideologia, cunhado por Marx, mas também pelo relacionamento entre continuidades e descontinuidades, implementadas através das noções local e global, orientada pelo Professor Doutor Ivair Reinaldim. |
Keywords: | Arte negra Negros na arte Arte História Brasil Art, Black Blacks in art Art History Brazil |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Production unit: | Escola de Belas Artes |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 20-Jul-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTIAGO, Aline Barbosa. Refluxo da norma!: "artes negras" na tecitura da história da arte no brasil. 2023. 158 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABSantiago.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.