Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24771
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Histórias em quadrinhos como fonte de informação para ações de inclusão social da pessoa com deficiência: um estudo da Turma da Mônica
Author(s)/Inventor(s): Silva, Laura de Araujo da
Advisor: Zattar, Mariana
Abstract: Este trabalho aborda sobre as histórias em quadrinhos como fonte de informação para práticas de inclusão social de pessoas com deficiência, onde fundamenta o surgimento e diretriz de cada âmbito, com ênfase nas Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica, tratando-se de uma pesquisa quantitativa sobre duas edições que abordam o tema deste trabalho. Tendo o enfoque em como isso pode acontecer e quais os seus impactos na sociedade em geral e no público leitor. Possui como objetivo identificar as histórias em quadrinhos como fonte de informação com destino a práticas e ações de inclusão social, assim sendo usada como ferramenta de ações cidadãs para as pessoas leitoras. Para tanto, a metodologia para o alcance do objetivo foi elaborada a partir da análise das edições e publicações de histórias em quadrinhos de modo que fossem identificados os principais aspectos deste item como fonte de informação para práticas de inclusão social. Conclui-se que tais histórias em quadrinhos conseguem gerar reflexão e compreensão das informações no seu público leitor/consumidor podendo assim ser utilizada como ferramenta para a promoção da cidadania, a igualdade e a equidade a partir do reconhecimento da diversidade e da complexidade social, colaborando assim com a ampliação e efetivação do direito de acesso à informação e à cultura às pessoas com deficiência no campo de recursos informacionais das bibliotecas.
Keywords: História em quadrinhos
Fonte de informação
Inclusão social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Laura de Araujo da. Histórias em quadrinhos como fonte de informação para ações de inclusão social da pessoa com deficiência: um estudo da Turma da Mônica. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LASilva.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.