Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24781
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A transposição de conteúdos para o ensino de química: um ensaio acerca do tema dos óleos lubrificantes |
Author(s)/Inventor(s): | Dias, Yan Batista |
Advisor: | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso centra-se no tema dos óleos lubrificantes, abordando sua relevância e aplicação dentro do ensino de química. A estratégia adotada foi a transposição didática, um processo que transforma conhecimento científico ou acadêmico em conteúdo acessível para estudantes, conforme conceituado por Yves Chevallard. Este processo envolve não apenas simplificar, mas contextualizar o material, mantendo sua essência e integridade, enquanto considera as realidades socioculturais dos estudantes. O óleo lubrificante, em particular, desempenha um papel crítico nos processos produtivos de diversas indústrias, sendo fundamental para a eficiência e longevidade de máquinas e equipamentos. Este estudo enfoca a viscosidade dos óleos lubrificantes, um conceito-chave no entendimento de suas propriedades e aplicações práticas. Ao longo dos séculos, contribuições significativas de cientistas como Isaac Newton e George Gabriel Stokes moldaram o entendimento e a aplicação da viscosidade, desde aplicações industriais até biológicas. Este trabalho também explora a evolução histórica dos lubrificantes, destacando seu papel no avanço da sociedade, desde o uso de gorduras animais na antiguidade até os modernos lubrificantes sintéticos e biodegradáveis. Em resumo, este estudo aborda a importância dos óleos lubrificantes, não apenas em termos de suas aplicações práticas e ambientais, mas também como um tópico valioso e dinâmico no ensino de química, utilizando a transposição didática para tornar esse conhecimento acessível e relevante para os alunos. São formuladas duas propostas de atividades para o trabalho do tema no ensino médio de química. Busca-se promover um aprendizado crítico e conectado com a realidade, preparando os alunos para interpretar e intervir no mundo como cidadãos informados e responsáveis. A inclusão de óleos lubrificantes no currículo escolar representa uma oportunidade rica para expandir a experiência educativa dos estudantes em química, integrando conhecimento técnico e complexo sobre óleos lubrificantes em um conteúdo relevante e que pode ser mobilizado no âmbito escolar. |
Keywords: | Óleos Lubrificantes Viscosidade Ensino de Química |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Yan Batista Dias 14.01.2025.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.