Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24789

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A importância das demonstrações financeiras para a tomada de decisão: o setor bancário pós-pandemia
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Gabriel Lima
Tutor: Silva, Claudio Marcos Maciel da
Resumen: O objetivo deste estudo foi analisar os impactos da pandemia da no setor bancário, buscando também evidenciar os principais resultados dos indicadores de rentabilidade em quatro bancos com ações negociadas na bolsa de valores oficial do Brasil - B3. Utilizou-se o tipo de pesquisa documental, sendo um tipo de pesquisa que utiliza fontes primárias, ou seja, dados e informações que ainda não foram tratados científica ou analiticamente. A amostra compreendeu quatro bancos que atuam no Brasil (Banco do Brasil, Banco do Brasil, Banco Inter / Banco Intermedium, Itaú Unibanco e Banco Santander S. A). Os indicadores de rentabilidade escolhidos foram: ROA, ROE, Giro Ativos, Margem Bruta, Margem Líquida e Margem EBITDA. Quanto aos resultados, pode-se verificar que a crise sanitária teve impacto significativo sobre a performance dos bancos amostrados, dos quatro bancos analisados, evidenciou-se que o Banco Inter foi o mais prejudicado com a chegada da pandemia, pois cinco indicadores apresentaram um quadro de piora e somente um teve crescimento (margem bruta). Contudo, é importante ressaltar que seus indicadores já vinham em queda antes do descobrimento do coronavírus. A situação somente se agravou. Nos bancos Itaú e Santander foram observados variações semelhantes, tais semelhanças ocorreram por estarem inseridos no mesmo tipo de mercado, sendo até mesmo esperados esses resultados. Nos indicadores ROA, ROE e Giro Ativo houve uma queda em 2021 em relação a 2019. Sendo também observada uma melhora se comparado com 2020. Os indicadores Margem Bruta / Líquida e EBITDA tiveram um crescimento quando comparado 2019 com 2021, exceto pela margem líquida do Banco Itaú. O Banco do Brasil foi menos prejudicado, pois foi o que apresentou uma recuperação maior se comparado ano de 2021 com o ano de 2019, salvo o indicador de margem líquida que foi significativamente prejudicado.
Materia: COVID-19
Setor bancário
Contabilidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOMES, Gabriel Lima. A importância das demonstrações financeiras para a tomada de decisão: o setor bancário pós-pandemia. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GLGomes.pdf183.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.