Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24796
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os efeitos da dança no desenvolvimento de crianças na primeira infância
Other Titles: The effects of dance on the development of children in early childhood
Author(s)/Inventor(s): Torres, Carolina da Silva
Advisor: Sá, Denise Maria Quelha de
Abstract: Esta monografia, a partir de uma metodologia de observação participante trata dos efeitos da dança no desenvolvimento de crianças na primeira infância. Numa perspectiva de conexão da literatura da área, com legislações e práticas pedagógicas com crianças, exploro tais efeitos, visando contribuir com reflexões para o ensino da dança. Este trabalho propôs-se a identificar os modos pelos quais a dança pode proporcionar, através do movimento corporal, o conhecimento do próprio corpo e de sua potencialidade na primeira infância, permitindo constatar as próprias limitações corporais e a descoberta de novos potenciais. Ao final, apresento as principais contribuições e os impactos positivos que observei na minha prática por meio da utilização pedagógica da dança para o desenvolvimento integral da criança.
Keywords: Desenvolvimento infantil
Dança
Ensino
Child Development
Dancing
Teaching
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Production unit: Escola de Educação Física e Desportos
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Nov-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TORRES, Carolina da Silva. Os efeitos da dança no desenvolvimento de crianças na primeira infância . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSTorres.pdf252.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.