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dc.contributor.advisorLima, Fernando Carlos G. de Cerqueira-
dc.contributor.authorOliveira, Fernando Lodi de-
dc.date.accessioned2017-07-26T14:59:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:36Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2485-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.titleA opção do grupo São Martinho pela abertura de capital como forma de financiamentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7630701503811714pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Manuel Alcino da-
dc.contributor.referee2Kubrusly, Lúcia-
dc.description.resumoA partir do ano de 2004, o mercado de capitais brasileiro iniciou um processo de abertura de capital nunca vista antes em sua história. O estudo de caso proposto nesse trabalho de monografia tem o objetivo de entender porque uma empresa decide pela abertura de capital diante de outras opções de financiamento, seja por meio de recursos próprios ou por meio de individamento. A empresa escolhida para o estudo de caso proposto nesse projeto é a São Martinho S.A., que abriu seu capital no ano de 2007 e desde então vem cada vez mais profissionalizando sua estrutura administrativa. Após o estudo do processo de desintermediação financeira e a contextualização do mercado de atuação da companhia, propõe-se um estudo sobre a estrutura de financiamento da São Martinho e da sua maior concorrente, a Cosan, para então analisar as vantagens e as desvantagens da abertura de capital como fonte de financiamento e entender porque a São Martinho decidiu pela abertura de capital como uma alternativa para alcançar recursos financeiros para alavancar seus investimentos. Os resultados mostraram que a São Martinho decidiu abrir o capital motivada pela possibilidade de obter recursos para seus investimentos sem a necessidade de endividamento, permitindo uma reestruturação no perfil de sua dívida. Além disso, outros fatores influenciaram, tais como, a conjuntura econômica favorável na época e os ganhos com a maior visibilidade da empresa no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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