Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/249
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: FC Barcelona e os Culés : uma análise das relações de identidade e memória entre clube e torcida
Author(s)/Inventor(s): Silva, Monique Santos da
Advisor: Oliveira, Antonio Jose Barbosa
Abstract: O presente trabalho aborda questões acerca das relações entre memória, identidade e discurso. Como objeto de pesquisa, o trabalho utiliza o time de futebol FC Barcelona e sua torcida catalã, a fim de evidenciar como o time representa a identidade catalã. Mais especificamente, o trabalho pretende analisar as relações de memória na construção da identidade do torcedor catalão para com o FC Barcelona, com o intuito de apresentar o papel do time de futebol além do campo. Como metodologia, o trabalho apresenta uma análise do discurso presente em imagens da torcida durante os jogos do time catalão. A análise do discurso se baseia em conceitos de memória, identidade e conceitos do filósofo da linguagem, Mikhail Bakhtin, como dialogia e alteridade. Com a realização da pesquisa foi possível perceber não apenas a relação do FC Barcelona para com os torcedores catalãs e sua luta política mas também, como a memória influencia na construção dos indivíduos e da sociedade. Pode-se perceber também como a linguagem é importante na construção das identidades e como se dá essa relação nos meios informativos.
Keywords: Identidade
Identidade Nacional
Futebol
Discurso
Memória
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - versão FINAL.pdf448,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.