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dc.contributor.advisorMaimon, Dalia-
dc.contributor.authorMarques, Carlos Artur da Silva-
dc.date.accessioned2017-07-26T15:26:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:37Z-
dc.date.issued2010-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2491-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.titleSustentabilidade e responsabilidade social empresarial: contextualização e análise de desempenho financeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3643885957747198pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Luiz Martins de-
dc.contributor.referee2Fonseca, Maria da Graça Derengowski-
dc.description.resumoO aumento da preocupação da sociedade acerca das questões de Responsabilidade Socioambiental verificado nos últimos anos deu-se pela incompatibilidade do sistema capitalista em aliar resultados econômico-financeiros aos sociais e ambientais. Vários fatores negativos, como a desigualdade social, a agressão ao meio ambiente e destruição ao recursos naturais, fomentaram exigências e ações concretas das lideranças políticas e também das organizações privadas. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar se existe um retorno positivo ou não em relação ao desempenho de empresas que adotam práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, com foco no cenário brasileiro. Para entender porque muitas empresas vêm aderindo a este movimento, dividiu-se o trabalho em três partes. No capítulo 1, faz-se um abordagem histórica, no Brasil e no mundo, da evolução das ações de Responsabilidade Social, além de conceituar tal prática sobre diferentes aspectos. Já no capítulo 2, apresenta-se as partes interessadas (Stakeholders), os benefícios gerados e os possíveis malefícios causados pela não adoção de políticas de responsabilidade e sustentabilidade. Por fim, no capítulo 3, averígua-se a rentabilidade média do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), compostos por ações de empresas que investem nestas práticas, frente a outros índices, através da análise de estudos já realizados sobre o tema e também de dados históricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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