Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24934
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Planando sobre feridas abertas: violência e delírio em "Duzu-querença", de Conceição Evaristo |
| Author(s)/Inventor(s): | Ramines, Danielle dos Santos Ribeiro |
| Advisor: | Pietrani, Anélia Montechiari |
| Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) busca analisar o conto “Duzu-Querença”, de Conceição Evaristo, e as violências, sobretudo sexuais, vividas pela protagonista Duzu. Em princípio, visitaremos Paim & Ferreira (2017), Gomes (2013) e Gonzalez (1984), a fim de considerarmos o que a literatura aborda acerca da violência contra a mulher e, mais especificamente, contra a mulher negra. Em seguida, nos deteremos na análise do conto, partindo do olhar sobre as personagens e os delírios de Duzu, seus instrumentos de fuga da realidade. Também nos debruçaremos sobre as violências sexuais que a protagonista Duzu sofre. Nesse âmbito, pautaremos nossa análise segundo a legislação brasileira sobre os crimes de estupro de vulnerável e a exploração sexual. Aliados a isso, também discutiremos o conto à luz de Maria Lugones (2020), a partir de sua reflexão sobre a colonialidade de gênero, e Lélia Gonzalez (1984), no que se refere ao mito da democracia racial e sua relação com o Carnaval. |
| Keywords: | Literatura brasileira Crítica e interpretação Mulheres na literatura Evaristo, Conceição 1946- |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 10-Jan-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DSRRamires.pdf | 197.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.