Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24949
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Leitura e letramento nas escolas: um cenário problemático e a alternativa via abordagem psicolinguística
Author(s)/Inventor(s): Abreu, Patrícia Alves de
Advisor: Maia, Marcus Antonio Rezende
Co-advisor: Garcia, Daniela Cid de
Abstract: Sabe-se que a escola brasileira adota a gramática normativa como parâmetro para o ensino da língua portuguesa. Ainda que a BNCC tenha como objetivo principal que o aluno seja um bom leitor, seguimos com um modelo que se pauta na decoreba e aplicação de metalinguagem. Em consequência, conforme demonstram alguns índices e avaliações, nossos alunos não são leitores proficientes e pecam na interpretação de texto de sua língua materna. A psicolinguística, ciência que buscar compreender os processos mentais que se dão durante o processamento da linguagem através do método experimental, pode e deve ser uma ferramenta para que os alunos, através de experimentos, percebam como que se dá sua relação com a língua. Desta maneira, tornando consciente diversos processos mentais, pode-se buscar entender não somente como a leitura é feita, mas sobretudo, como é possível apresentar certas estratégias para que ela seja realizada de forma mais competente, tornando o leitor mais hábil na sua própria língua. O presente trabalho tem por objetivo observar um experimento realizado em uma escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro com alunos de oitavo e novo anos do ensino fundamental que pretendeu analisar e expor ao corpo discente como a leitura era por eles processada e a partir da apresentação dos resultados obtidos com o rastreamento ocular, pôde-se propor melhores atitudes perante o texto, sua leitura e compreensão.
Keywords: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Psicolinguística
Linguagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAAbreu.pdf205.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.