Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24949
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Leitura e letramento nas escolas: um cenário problemático e a alternativa via abordagem psicolinguística |
Author(s)/Inventor(s): | Abreu, Patrícia Alves de |
Advisor: | Maia, Marcus Antonio Rezende |
Co-advisor: | Garcia, Daniela Cid de |
Abstract: | Sabe-se que a escola brasileira adota a gramática normativa como parâmetro para o ensino da língua portuguesa. Ainda que a BNCC tenha como objetivo principal que o aluno seja um bom leitor, seguimos com um modelo que se pauta na decoreba e aplicação de metalinguagem. Em consequência, conforme demonstram alguns índices e avaliações, nossos alunos não são leitores proficientes e pecam na interpretação de texto de sua língua materna. A psicolinguística, ciência que buscar compreender os processos mentais que se dão durante o processamento da linguagem através do método experimental, pode e deve ser uma ferramenta para que os alunos, através de experimentos, percebam como que se dá sua relação com a língua. Desta maneira, tornando consciente diversos processos mentais, pode-se buscar entender não somente como a leitura é feita, mas sobretudo, como é possível apresentar certas estratégias para que ela seja realizada de forma mais competente, tornando o leitor mais hábil na sua própria língua. O presente trabalho tem por objetivo observar um experimento realizado em uma escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro com alunos de oitavo e novo anos do ensino fundamental que pretendeu analisar e expor ao corpo discente como a leitura era por eles processada e a partir da apresentação dos resultados obtidos com o rastreamento ocular, pôde-se propor melhores atitudes perante o texto, sua leitura e compreensão. |
Keywords: | Língua portuguesa Estudo e ensino Psicolinguística Linguagem |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAAbreu.pdf | 205.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.