Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24953
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reflexões sobre a avaliação de produção oral da língua inglesa no curso de línguas aberto à comunidade da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Valério, Maria Júlia Santana
Advisor: Kluge, Denise Cristina
Abstract: A presente monografia pretende refletir sobre a avaliação de produção oral da língua inglesa no contexto do Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), na UFRJ. O curso de inglês adota a abordagem de letramento sociointeracional crítico (TILIO, 2019) e, por isso, não se pauta no mito do falante nativo (RAJAGOPALAN, 1997), mas apresenta diferentes desafios relacionados à oralidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar qual é a importância da avaliação oral e como adequar os critérios de avaliação para o contexto. Serão analisadas duas avaliações de dois níveis de aprendizados diferentes para que seja possível estabelecer semelhanças e diferenças entre elas, de forma que fique claro como os critérios da avaliação de produção oral podem ajudar – ou atrapalhar – no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, ainda haverá reflexões da pesquisadora sobre as práticas pedagógicas adotadas no CLAC.
Keywords: Língua inglesa
Estudo e ensino
Ensino de língua estrangeira
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJSValerio.pdf913.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.