Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24953
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Reflexões sobre a avaliação de produção oral da língua inglesa no curso de línguas aberto à comunidade da UFRJ |
Author(s)/Inventor(s): | Valério, Maria Júlia Santana |
Advisor: | Kluge, Denise Cristina |
Abstract: | A presente monografia pretende refletir sobre a avaliação de produção oral da língua inglesa no contexto do Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), na UFRJ. O curso de inglês adota a abordagem de letramento sociointeracional crítico (TILIO, 2019) e, por isso, não se pauta no mito do falante nativo (RAJAGOPALAN, 1997), mas apresenta diferentes desafios relacionados à oralidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar qual é a importância da avaliação oral e como adequar os critérios de avaliação para o contexto. Serão analisadas duas avaliações de dois níveis de aprendizados diferentes para que seja possível estabelecer semelhanças e diferenças entre elas, de forma que fique claro como os critérios da avaliação de produção oral podem ajudar – ou atrapalhar – no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, ainda haverá reflexões da pesquisadora sobre as práticas pedagógicas adotadas no CLAC. |
Keywords: | Língua inglesa Estudo e ensino Ensino de língua estrangeira |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MJSValerio.pdf | 913.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.