Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24967
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Diversidad… variación… ¿qué dice un libro didáctico de Madrid sobre las lenguas y la realidad lingüística de España? |
Author(s)/Inventor(s): | Barbosa, Gabriel Cavalcanti |
Advisor: | Picanço, Deise Cristina de Lima |
Abstract: | Com a promulgação da Constituição espanhola de 1978 que garante os direitos linguísticos do cidadão e o consequente debate relacionado à diversidade linguística, é necessário investigar o tratamento que recebe o tema em livros didáticos de espanhol como língua nacional. Para tal, a presente monografia objetiva analisar o tratamento do tema da diversidade linguística (ou seja, das diversas línguas presentes numa dada territorialidade) no livro didático Lengua Castellana y Literatura 1, de Madrid (Editora SM, 2015). Entendendo o livro didático como um gênero discursivo e a noção de enunciado a partir do Círculo de Bakhtin, a problemática foi vista à luz da perspectiva da glotopolítica (ARNOUX, 2000) e da linguística aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), em que se pretende realizar uma pesquisa de caráter interpretativista com relação aos enunciados presentes no livro que tratam sobre o tema. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a abordagem utilizada para tratar da diversidade linguística da Espanha e sua situação no livro didático mencionado acima. Como objetivos específicos, serão investigados os enunciados que tratem da diversidade intralinguística (ou seja, a variação dentro da língua espanhola). Da mesma forma, serão investigados os enunciados que tratem da diversidade extralinguística (exposição do conceito de diversidade linguística em si, apresentando os idiomas falados no território espanhol). Com base em Moreno (2017), a pesquisa está ancorada na sociolinguística da globalização não-laboviana, de base sociológica, preocupada pelas representações e usos das diversas línguas nos contextos comunicativos sob a lógica da globalização. O material supracitado integra o acervo de livros didáticos publicados entre 2015 e 2019 como parte das pesquisas realizadas no PPGLEN (PICANÇO, 2019-2024). Em relação à realidade linguística de Madrid, observou-se, na obra, a representação de um cenário harmônico, de modo que os conflitos linguísticos entre o castelhano e as línguas cooficiais das comunidades autônomas foram omitidos. Notou-se que as variedades linguísticas do espanhol presentes na Espanha são tratadas sob o binarismo norte x sul, havendo um apagamento da complexidade do fenômeno da variação linguística no país, ainda que as variedades linguísticas presentes na Espanha sejam apresentadas de forma mais cuidadosa. Além disso, percebe-se a exposição de determinados conteúdos essenciais para o tema da diversidade linguística, entretanto, não são apresentados exemplos concretos para elucidar aquilo que foi exposto. Diante disso, constata-se que a presença de outras línguas e suas culturas num dado território nacional é incluída neste livro didático de forma relativamente deficitária, reforçando concepções de língua e linguagem atravessadas por estruturas e relações de poder. Portanto, considerando o livro didático como um instrumento linguístico que funciona como a principal referência conceitual no processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula, a pesquisa contribui para as reflexões sobre os efeitos glotopolíticos do ensino de espanhol a partir de uma perspectiva crítica, interessada nas diferentes realidades linguísticas que o idioma perpassa. |
Keywords: | Diversidade linguística Variação linguística Livro didático Glotopolítica Espanha |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 16-Dec-2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GCBarbosa.pdf | 823.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.