Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24988

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do grau de evidenciação de indicadores socioambientais pela GRI (global reporting initiative), nos relatórios de sustentabilidade das empresas de alto potencial poluidor presentes na B3 (bolsa de valores do Brasil) à luz da abordagem ASG (ambiental, social e governança)
Author(s)/Inventor(s): Reis, Wesley da Silva
Advisor: Szuster, Flávia Rechtman
Abstract: Utilizando o método de Análise Conteúdo e Relatórios de Sustentabilidade oficiais disponíveis nos websites das empresas, a presente pesquisa busca verificar quanto do que é requerido dos indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), em sua versão mais recente foi atendido – pelo cálculo de Grau de Aderência Plena – GAPLE, visto que há lei federal (Lei 11.638/07) que obriga empresas de capital aberto a divulgarem seus Balanços Sociais. Filtrou-se todas as empresas presentes na B3 (Bolsa de valores oficial do Brasil, em que consta as empresas de capital aberto do país), com seus respectivos ramos de atuação classificadas pela Lei 10.165/00 como de alto potencial poluidor, que divulgaram seus Relatórios de sustentabilidade em 2021. Constatou-se que as empresas, no geral, apresentaram satisfatório grau de evidenciação aos indicadores da GRI, contudo houve praticamente total omissão aos indicadores referentes à área de governança das empresas, demonstrando um alto grau de obscurantismo corporativo da grande maioria das entidades avaliadas.
Keywords: Sustentabilidade
Relatórios
Global Reporting Initiative
Responsabilidade ambiental
Responsabilidade social
Governança
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: REIS, Wesley da Silva. Análise do grau de evidenciação de indicadores socioambientais pela GRI (global reporting initiative), nos relatórios de sustentabilidade das empresas de alto potencial poluidor presentes na B3 (bolsa de valores do Brasil) à luz da abordagem ASG (ambiental, social e governança). 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WSReis.pdf144.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.