Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Guilherme Silva de | - |
dc.contributor.author | Souza, Érica Menezes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T19:22:44Z | - |
dc.date.available | 2025-02-09T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Érica Menezes de. Sobrevivendo no (e do) trem: a política de transporte público ferroviário no Rio de Janeiro e seus efeitos na classe trabalhadora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25003 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte público ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Sistema de transportes | pt_BR |
dc.subject | Direito ao transporte | pt_BR |
dc.title | Sobrevivendo no (e do) trem: a política de transporte público ferroviário no Rio de Janeiro e seus efeitos na classe trabalhadora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Albergaria, Rafaela | - |
dc.contributor.referee2 | Raf, Ana Isabel Cibele Henriques | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema: A POLÍTICA DE TRANSPORTE PÚBLICO FERROVIÁRIO NO RIO DE JANEIRO E SEUS EFEITOS NA CLASSE TRABALHADORA, com o intuito de realizar um debate histórico-reflexivo acerca das problemáticas no Sistema de Transportes e da Mobilidade Urbana nos trens da cidade do Rio de Janeiro. Partiu do fato que o direito ao transporte faz parte do escopo dos Direitos Constitucionais Fundamentais, essenciais e muito presentes na vida cotidiana das pessoas. Nessa abordagem, objetivamos compreender a dinâmica desse sistema, ao analisar os principais fenómenos históricos do país e discutir de que forma esses acontecimentos interagiram para a concretização do sistema que temos atualmente, expresso no cotidiano da experiência urbana. O trabalho foi desenvolvido com base em estudos e pesquisas já consolidados nesse campo, obtidos através de pesquisas online na base de dados SCIELO, GOOGLE SCHOLAR, de páginas eletrônicas oficiais do Ministério dos Transportes e Secretarias Estaduais dos Transportes. Ele foi favorecido pela experiência empírica extraída de situações e vivências, que foram úteis para reforçar a crítica operada ao sistema de transporte vigente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ESOUZA-min.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.