Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2501
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Oriente e mídia: representação orientalismo e contra-hegemonia
Author(s)/Inventor(s): Monteiro, Ana Carolina Oliveira
Advisor: ElHajji, Mohammed
Abstract: Analisa as representações do mundo árabo-Islâmico na mídia ocidental, em especial a brasileira, e os esforços deste grupo para a produção de conteúdos contra-hegemônicos. Para tanto, o presente estudo se divide em três partes. Na primeira, discutem-se os conceitos de Representação, Clichê e estereótipo, Alteridade, Eurocentrismo e Mídia. Em seguida, analisa as relações entre o Ocidente e o Oriente, a constituição de uma área de estudos voltada para o Oriente: o Orientalismo, e a abordagem midiática do mundo árabo-islâmico. O livro de Edward Said “Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente” norteia a análise das relações históricas entre as sociedades ocidentais e orientais. A última parte do trabalho aborda as TICs, a mídia alternativa e a mídia contra-hegemônica árabo-islâmica.
Keywords: Oriente Médio
Contra hegemonia
Meios de comunicação de massa
Representação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MONTEIRO, Ana Carolina Oliveira. Oriente e mídia: representação orientalismo e contra hegemonia. 2010. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMONTEIRO.pdf430.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.