Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25075

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A educação utilitarista e a "infancialização": um ensaio sobre o currículo tradicional e a infância como linha de fuga
Author(s)/Inventor(s): Nascimento, Mônica Oliveira do
Advisor: Houri, Mônica de Souza
Abstract: O presente trabalho monográfico possui a finalidade de questionar o utilitarismo presente nas diretrizes curriculares das escolas regulares brasileiras e ensaiar formas de uma educação não utilitária e mais “infancializada”. Para a escrita desta monografia, foi utilizada como metodologia, o ensaio como gênero acadêmico, explorando documentos curriculares, conversando com diversos autores - tais quais, Ailton Krenak, Jorge Larrosa, Tomaz Tadeu da Silva, Antônio Flávio e Renato Noguera - e discutindo características presentes no currículo colonial e utilitarista,, que ao educar para a adultidade e para o trabalho, exaure a infância presente nos seres humanos. Através deste ensaio monográfico, podemos concluir que o conceito de infância, além de algo que deve ser permitido, vivido e mantido, pode ser promovido através do currículo escolar como linha de fuga.
Keywords: Currículo
Utilitarismo
Infância
Linha de fuga
Currículo escolar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jun-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NASCIMENTO, Mônica Oliveira do. A educação utilitarista e a "infancialização": um ensaio sobre o currículo tradicional e a infância como linha de fuga. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MNASCIMENTO-min.pdf254.9 kBAdobe PDFView/Open
Ata Monica Nascimento.pdf361.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.