Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25109
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Santos, Deise Miranda | - |
| dc.contributor.author | Gama, Laryssa Paiva Novelino | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-18T00:19:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-19T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25109 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Mecanica clássica | pt_BR |
| dc.subject | História da ciência | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.title | A queda de um corpo: uma proposta de ensino envolvendo atividades investigativas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9358897306377915 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5160676384284693 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Sales, Vitor Cossich de Holanda | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8683793857843601 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sapunaru, Raquel Anna | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7032234774356669 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Dias, Marco Adriano | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3039235507181072 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Apresentamos uma proposta didática para o estudo do tema de Queda Livre, com foco nas grandezas relacionadas ao fenômeno e na percepção da interferência da resistência do meio. Nossa prática tem como base as atividades investigativas e a História da Ciência no ensino e foi realizada através de um roteiro divido em três partes: Colocando a mão na massa, Aprendendo com a história e Aprendendo com a atualidade. A primeira parte da atividade contém testes experimentais, a segunda parte é uma contextualização histórica do conteúdo abordado e a última relaciona a atividade com a época vivida pelo aluno. O roteiro da atividade foi aplicado em horário regular de aula em turmas da segunda série do ensino médio em um colégio público da rede federal de ensino do Rio de Janeiro. Alguns dados coletados durante a aplicação, bem como a análise destes, são apresentados, tendo como base os indicadores de Alfabetização Científica. A partir da análise, constatamos que através da atividade houve estímulo à curiosidade, investigação científica e argumentação dos alunos, promovendo, assim, a construção do conhecimento. É mostrado, também, que a atividade descrita insere a Física no cotidiano do aluno e contribui para uma postura crítica em relação à sociedade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Física | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LPNGama.pdf | 685.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.