Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25109

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Deise Miranda-
dc.contributor.authorGama, Laryssa Paiva Novelino-
dc.date.accessioned2025-02-18T00:19:13Z-
dc.date.available2025-02-19T03:00:13Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMecanica clássicapt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA queda de um corpo: uma proposta de ensino envolvendo atividades investigativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9358897306377915pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5160676384284693pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Sales, Vitor Cossich de Holanda-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8683793857843601pt_BR
dc.contributor.referee1Sapunaru, Raquel Anna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7032234774356669pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Marco Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039235507181072pt_BR
dc.description.resumoApresentamos uma proposta didática para o estudo do tema de Queda Livre, com foco nas grandezas relacionadas ao fenômeno e na percepção da interferência da resistência do meio. Nossa prática tem como base as atividades investigativas e a História da Ciência no ensino e foi realizada através de um roteiro divido em três partes: Colocando a mão na massa, Aprendendo com a história e Aprendendo com a atualidade. A primeira parte da atividade contém testes experimentais, a segunda parte é uma contextualização histórica do conteúdo abordado e a última relaciona a atividade com a época vivida pelo aluno. O roteiro da atividade foi aplicado em horário regular de aula em turmas da segunda série do ensino médio em um colégio público da rede federal de ensino do Rio de Janeiro. Alguns dados coletados durante a aplicação, bem como a análise destes, são apresentados, tendo como base os indicadores de Alfabetização Científica. A partir da análise, constatamos que através da atividade houve estímulo à curiosidade, investigação científica e argumentação dos alunos, promovendo, assim, a construção do conhecimento. É mostrado, também, que a atividade descrita insere a Física no cotidiano do aluno e contribui para uma postura crítica em relação à sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPNGama.pdf685.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.