Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25111

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino do momento de força em perspectivas cognitiva e sócio-interacionista
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Raphael de Carvalho
Advisor: Santos, Wilma Machado Soares
Abstract: Neste trabalho propomos uma forma alternativa, para ensinar conceitos de momento de força ou torque para os alunos do Ensino Médio. O processo ensino-aprendizagem fundamenta-se na teoria cognitivista-construtivista de Ausubel e Novak, assim como na abordagem sócio-interacionista proposta por Vygotsky. Por outro lado, há um entendimento do que deva ser o foco da educação no Ensino Médio. Dentro da nova visão, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Nossa pesquisa é uma tentativa de responder às dificuldades do aprendizado de Física, seguindo as orientações dos PCNEM, disponibilizando o material didático que foi produzido para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento dos conhecimentos prévios e das informações sócio-culturais de f 53 alunos de turmas de terceira série do Ensino Médio, dos colégios Pinheiro Guimarães e Princesa Isabel da rede de ensino particular; assim como dos colégios Estadual André Maurois e Estadual Amaro Cavalcanti da rede de ensino pública. De acordo com a análise dos resultados foram montados três experimentos que foram utilizados de acordo com a metodologia da aprendizagem significativa como organizadores prévios. As atividades foram realizadas em grupo visando privilegiar a internalização de acordo com a teoria de Vygotsky. Tais experimentos foram utilizados como materiais introdutórios e formulados em termos familiares para o aluno. Eles são apresentados de forma detalhada.
Keywords: Mecanica clássica
Torque
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCFerreira.pdf6.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.