Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25111
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O ensino do momento de força em perspectivas cognitiva e sócio-interacionista |
| Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Raphael de Carvalho |
| Advisor: | Santos, Wilma Machado Soares |
| Abstract: | Neste trabalho propomos uma forma alternativa, para ensinar conceitos de momento de força ou torque para os alunos do Ensino Médio. O processo ensino-aprendizagem fundamenta-se na teoria cognitivista-construtivista de Ausubel e Novak, assim como na abordagem sócio-interacionista proposta por Vygotsky. Por outro lado, há um entendimento do que deva ser o foco da educação no Ensino Médio. Dentro da nova visão, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Nossa pesquisa é uma tentativa de responder às dificuldades do aprendizado de Física, seguindo as orientações dos PCNEM, disponibilizando o material didático que foi produzido para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento dos conhecimentos prévios e das informações sócio-culturais de f 53 alunos de turmas de terceira série do Ensino Médio, dos colégios Pinheiro Guimarães e Princesa Isabel da rede de ensino particular; assim como dos colégios Estadual André Maurois e Estadual Amaro Cavalcanti da rede de ensino pública. De acordo com a análise dos resultados foram montados três experimentos que foram utilizados de acordo com a metodologia da aprendizagem significativa como organizadores prévios. As atividades foram realizadas em grupo visando privilegiar a internalização de acordo com a teoria de Vygotsky. Tais experimentos foram utilizados como materiais introdutórios e formulados em termos familiares para o aluno. Eles são apresentados de forma detalhada. |
| Keywords: | Mecanica clássica Torque Ensino e aprendizagem Ensino médio |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Mar-2008 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RCFerreira.pdf | 6.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.