Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25113

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O discurso literário no livro didático: mediações pedagógicas e políticas linguísticas
Author(s)/Inventor(s): Pillar, Eduarda Hoffling Murat do
Advisor: Andrade Júnior, Antonio Francisco de
Abstract: A partir de uma análise discursiva dos textos literários e de suas mediações no livro Se Liga nas Linguagens, aprovado pelo último PNLD do ensino médio (2020), são observados aqui aspectos de uma abordagem tradicional da literatura ainda não superados, na qual a exposição de correntes literárias fortemente dominadas por uma visão europeizante, metropolitana, permanece. Além disso, são levantados, ao longo das análises, os encaminhamentos que se mostram transgressores de determinados padrões e promissores para sedimentar novas formas de se trabalhar a literatura em sala de aula. Por meio da articulação entre estudos literários e linguísticos, em especial das teorias sobre análise discursiva, políticas linguísticas e translinguismo, a investigação centrou-se em três eixos. Primeiro, movimentou-se uma reflexão sobre as atividades comparatistas entre a literatura contemporânea e clássica realizadas pelo livro didático, além de demonstrar as potencialidades do atravessamento entre o clássico e o atual por meio de uma pedagogia translíngue. Depois, realizou-se uma análise qualitativa da literatura estrangeira, dividida por obras canônicas europeias, latino-americanas e africanas, e da literatura brasileira, composta, neste trabalho, pelos clássicos brasileiros e pela literatura indígena. A partir desse estudo, observou-se certo movimento de incorporação de uma literatura mais diversa e de reflexões a respeito do cânone no livro didático. Tais inserções, no entanto, são reduzidas e limitadas a um discurso adjacente, ainda controlado por um ensino literário tradicional.
Keywords: Análise discursiva
Livro didático
Política linguística
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EHMPillar.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.