Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25129
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uso da mitologia como recurso pedagógico nas aulas de produção textual
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Marcelle Rodrigues
Advisor: Mota, Arlete José
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso da mitologia como recurso pedagógico no ensino de produção textual, analisando seu impacto no engajamento, na criatividade e na interpretação textual de alunos do Ensino Médio em um CIEP localizado na Rocinha, Rio de Janeiro. Utilizando um estudo de caso como método, foram coletados dados por meio de observação direta e análise de produções textuais dos alunos. As aulas exploraram mitologias de diferentes culturas, integrando recursos visuais, tecnológicos e estratégias de contextualização cultural. Os resultados mostraram que, apesar das dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, os alunos demonstraram maior interesse e participação nas atividades, além de apresentarem avanços na construção textual, especialmente no desenvolvimento de narrativas criativas e coerentes. Conclui-se que a utilização da mitologia, adaptada à realidade sociocultural dos estudantes, é uma abordagem eficaz para promover habilidades interpretativas e textuais, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e culturalmente representativas. Recomenda-se a ampliação do uso de narrativas mitológicas no currículo escolar para fomentar o hábito de leitura e a valorização da diversidade cultural.
Keywords: Produção textual
Estudo e ensino
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Latim

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRFerreira.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.