Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25150

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Dança e comunidade: estudo sobre processos de ensino e criação no contexto da educação popular
Otros títulos: Dance and community: study on teaching and creative processes in the context of popular education
Autor(es)/Inventor(es): Santos, José Édipo da Silva
Tutor: Earp, Ana Célia de Sá
Tutor : Lima, André Meyer Alves de
Resumen: O presente trabalho visa refletir sobre as experiências vivenciadas no processo de pesquisa e formação de professor de dança do Curso de Licenciatura em Dança da UFRJ, e da experiência como professor dinamizador no Projeto de Extensão Vila em Dança, lançar indagações e apontamentos no que se refere às nuances psicofísicas dos corpos que ocupam espaços urbanos e naturais visando novas descobertas para a vida a partir de experiências e conhecimentos psicossomáticos – experiências do corpo – no ambiente de criação e construção de conhecimento em dança na Educação Popular, ao considerar a realidade social do aluno(a), tanto na sala de aula quanto em quaisquer outros espaços de troca, descobertas, experimentos e construção de conhecimentos relativos ao saber do corpo e ao movimento dançado junto à comunidade da Vila Residencial da UFRJ; valendo-se dos princípios basilares o estudo Dos Princípios de Conexões em Dança de Helenita Sá Earp como eixo norteador dos experimentos e descobertas didático metodológica e lúdicas do movimento dançado, para o despertar do desenvolvimento das habilidades físicas e mentais, novas metodologias e de técnicas de preparação corporal em Dança para idades a partir dos cinco anos na Educação Popular. Com intuito de investigar, e consequentemente provocar indagações ao leitor acerca da relação entre a produção artística e educacional em Dança com a Comunidade, a pesquisa debruça-se na investigação do mesmo em diversos contextos sócios educacionais acerca da prática de ensino a dança em espaços sem infraestrutura, saneamento básico adequado, poluição da água e do verde, ausência de consciência ambiental, poucos recursos e incentivos para fonte de renda local, bem como no próprio fazer artisticamente Dança neste local, na promoção de eventos mensais com diferentes temáticas para a fusão, e troca de ideias e saberes a fim de intensificar a conscientização e melhora nas práticas cotidianas como moradores e cidadãos locais para o bem comum e a evolução da consciência humana; sendo os mesmos, princípios norteadores para reflexões e apontamentos no que se refere à educação artística e somática na criação e desenvolvimento das oficinas a seguir: Corpo, Canto e Percussão, Ginástica Integral – Pilates, Jogos Corporais Criativos e Folclore, Eco Dança, dentre outras.
Materia: Dança
Dancing
Educação
Education
Ensino
Teaching
Participação da comunidade
Community participation
Projetos
Projects
Movimento
Movement
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Unidade de producción: Escola de Educação Física e Desportos
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-nov-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, José Édipo da Silva. Dança e comunidade: estudo sobre processos de ensino e criação no contexto da educação popular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JESSantos.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.