Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25150
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Dança e comunidade: estudo sobre processos de ensino e criação no contexto da educação popular |
Other Titles: | Dance and community: study on teaching and creative processes in the context of popular education |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, José Édipo da Silva |
Advisor: | Earp, Ana Célia de Sá |
Co-advisor: | Lima, André Meyer Alves de |
Abstract: | O presente trabalho visa refletir sobre as experiências vivenciadas no processo de pesquisa e formação de professor de dança do Curso de Licenciatura em Dança da UFRJ, e da experiência como professor dinamizador no Projeto de Extensão Vila em Dança, lançar indagações e apontamentos no que se refere às nuances psicofísicas dos corpos que ocupam espaços urbanos e naturais visando novas descobertas para a vida a partir de experiências e conhecimentos psicossomáticos – experiências do corpo – no ambiente de criação e construção de conhecimento em dança na Educação Popular, ao considerar a realidade social do aluno(a), tanto na sala de aula quanto em quaisquer outros espaços de troca, descobertas, experimentos e construção de conhecimentos relativos ao saber do corpo e ao movimento dançado junto à comunidade da Vila Residencial da UFRJ; valendo-se dos princípios basilares o estudo Dos Princípios de Conexões em Dança de Helenita Sá Earp como eixo norteador dos experimentos e descobertas didático metodológica e lúdicas do movimento dançado, para o despertar do desenvolvimento das habilidades físicas e mentais, novas metodologias e de técnicas de preparação corporal em Dança para idades a partir dos cinco anos na Educação Popular. Com intuito de investigar, e consequentemente provocar indagações ao leitor acerca da relação entre a produção artística e educacional em Dança com a Comunidade, a pesquisa debruça-se na investigação do mesmo em diversos contextos sócios educacionais acerca da prática de ensino a dança em espaços sem infraestrutura, saneamento básico adequado, poluição da água e do verde, ausência de consciência ambiental, poucos recursos e incentivos para fonte de renda local, bem como no próprio fazer artisticamente Dança neste local, na promoção de eventos mensais com diferentes temáticas para a fusão, e troca de ideias e saberes a fim de intensificar a conscientização e melhora nas práticas cotidianas como moradores e cidadãos locais para o bem comum e a evolução da consciência humana; sendo os mesmos, princípios norteadores para reflexões e apontamentos no que se refere à educação artística e somática na criação e desenvolvimento das oficinas a seguir: Corpo, Canto e Percussão, Ginástica Integral – Pilates, Jogos Corporais Criativos e Folclore, Eco Dança, dentre outras. |
Keywords: | Dança Dancing Educação Education Ensino Teaching Participação da comunidade Community participation Projetos Projects Movimento Movement |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Production unit: | Escola de Educação Física e Desportos |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 25-Nov-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, José Édipo da Silva. Dança e comunidade: estudo sobre processos de ensino e criação no contexto da educação popular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JESSantos.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.