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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Conceitos e imagens de afetos: produção e reprodução de estereótipos e comuns no campo do design
Author(s)/Inventor(s): Crespo, Ariel Tomazelli
Advisor: Heinrich, Fabiana Oliveira
Abstract: Este trabalho elabora uma análise das instâncias de produção, circulação e recepção de imagens no contexto de campanhas publicitárias, com foco em seu impacto nas narrativas afetivas coletivas e na produção e reprodução de estereótipos culturais por designers. Utilizando três datas comemorativas de grande circulação econômica — Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados — como estudos de caso, a pesquisa analisa as campanhas publicitárias brasileiras de grandes marcas do cenário nacional mais visualizadas no YouTube. Através da consideração da dimensão social da imagem e das instâncias produtivas, o estudo investiga como a comunicação visual molda e é moldada, dialeticamente, por normas sociais, comportamentos de consumo e conexões emocionais no contexto capitalista. Além disso, questiona a lógica neoliberal, a qual produz um apagamento da possibilidade de imaginação de futuros não orientados pela produção capitalista, principalmente por designers mais jovens. A análise destaca elementos recorrentes na representação de laços afetivos nas peças publicitárias, frequentemente associadas ao consumo e à perpetuação de valores normativos. Essas campanhas utilizam gatilhos emocionais para reforçar a identidade das marcas, abrindo espaço para reflexões sobre as interseções entre publicidade, produção cultural e estrutura socioeconômica. O projeto propõe um zine-glossário, uma ferramenta didática que reúne termos e conceitos-chave para ampliação vocabular e empoderamento de jovens designers em seus processos de compreensão dos afetos, a fim de romper com o processo alienante de reprodução de imagens de afetos com objetivo único de intensificação de consumo de objetos industriais.
Keywords: Afeto
Psicologia
Publicidade
Capitalismo
Affect
Psychology
Publicity
Capitalism
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CRESPO, Ariel Tomazelli. Conceitos e imagens de afetos: produção e reprodução de estereótipos e comuns no campo do design. 2024. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

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