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dc.contributor.advisorLa Rovere, Renata Lèbre-
dc.contributor.authorPinheiro, Helena Muniz-
dc.date.accessioned2017-07-27T15:48:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:25Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2517-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria econômicapt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectEconomia industrialpt_BR
dc.titleA importância da diferenciação no processo de concorrência: o caso da Cosan LEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2861424806494103pt_BR
dc.contributor.referee1Possas, Maria Silvia-
dc.contributor.referee2Almeida, Edmar de-
dc.description.resumoO modelo de concorrência perfeita sempre foi alvo de severos questionamentos devido à baixa aderência de suas premissas à realidade econômica e foram surgindo diversas revisões das proposições neoclássicas originais. A insatisfação com os modelos de concorrência existentes na teoria econômica, competição perfeita e monopólio, levou então à elaboração de um modelo alternativo que incorporasse algumas das críticas que vinham sendo feitas principalmente à hipótese de produto homogêneo. O modelo de concorrência monopolística incorpora a diferenciação como parte importante da concorrência, mas o faz de maneira mais restrita que Schumpeter. O enfoque schumpeteriano ao conceito de inovações é amplo, refletindo toda e qualquer mudança no espaço econômico promovida pelas empresas em busca de vantagens e ganhos competitivos. Não se trata apenas de mudança tecnológica, como interpretado erroneamente às vezes. Incorporar a inovação como parte da estratégia de concorrência torna-se importante para as empresas ganharem poder de mercado. Neste trabalho demonstramos como a empresa Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A. se utiliza de uma estratégia de inovações em sentido amplo para concorrer através de diferenciação e não de preços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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