Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25197
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Rendimentos de escala e efeitos de rede em plataformas de negócio: um estudo de caso da iFood
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Caio Bastos Tranjan
Advisor: La Rovere, Renata Lèbre
Abstract: O objetivo da presente monografia é investigar a relação dinâmica entre os efeitos de rede e as plataformas de negócios, explorando a origem teórica desses conceitos a partir das obras de Arthur (1996), Shapiro e Varian (1999) e Tigre (2005). O estudo visa entender como essa fonte de economias de escala pode impactar no sucesso e crescimento das empresas provenientes da economia da informação, examinando exemplos de sua aplicação na dinâmica organizacional. Além disso, o trabalho analisa também estratégias adotadas pelas empresas para gerenciar os efeitos de rede tanto em condições normais quanto diante de eventos adversos que possam afetar a adesão dos usuários à plataforma. Descobrimos ainda que a compreensão dos efeitos de rede é essencial para empresas que buscam construir e manter uma posição de liderança em um mercado cada vez mais competitivo e digital.
Keywords: Economia de escala
Rendimentos
Economia da informação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Apr-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOPES, Caio Bastos Tranjan. Rendimentos de escala e efeitos de rede em plataformas de negócio: um estudo de caso da iFood. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBTLopes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Ciências Econômicas929.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.