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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMotta, Maria Alice Monteiro-
dc.contributor.authorAlves, Valéria Ferreira Diniz-
dc.date.accessioned2025-02-26T20:57:21Z-
dc.date.available2025-02-28T03:00:12Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationALVES, Valéria Ferreira Diniz. O charme como voz da periferia do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25215-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectMovementpt_BR
dc.subjectInstituições acadêmicaspt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectPopulação negrapt_BR
dc.subjectBlack peoplept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectÁreas de pobrezapt_BR
dc.subjectPoverty areaspt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (Brazil)pt_BR
dc.titleO charme como voz da periferia do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeCharm as a voice from the outskirts of Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3053185561798160pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Denise Maria Quelha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962584759438106pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho mostra a importância da Dança denominada Charme nas periferias cariocas e todo o cunho social envolvido nessa cultura. As pessoas que estão imersas nessa cultura, que se mostram pela Dança, mas também por todo um código de comportamentos são chamadas de charmeiros. O tema tem relação com a licenciatura, pois a escola é um importante momento para mostrar os malefícios do preconceito e da violência que permeiam as manifestações periféricas. Nesse sentido, o trabalho procura despertar no leitor o desejo de conhecer, se envolver com o assunto e, consequentemente, auxiliar na ampliação e nos debates que envolvem o movimento Charme. O primeiro capítulo, "Adentrando no Movimento Charme", aborda um pouco do contexto histórico e as características peculiares desse Movimento. Utiliza, principalmente, as referências e vivências da autora. No segundo capítulo, "A Escola Precisa Dançar, examina-se qual (ou quais) Dança(s) estão presentes no ambiente escolar e busca refletir o quanto o Charme pode estar inserido no ambiente escolar. Por fim, o terceiro capítulo, "A Expressividade Negra quer Falar", procura -se apontar o quanto há de preconceitos com culturas que têm em sua origem as relações afrodiaspóricas, e o quanto a cultura (Charme) é marginalizada por ser, na maioria dos ambientes, uma expressão de pessoas negras e periféricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Dança

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