Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25245

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O espaço da língua materna no processo de aquisição e aprendizagem de língua estrangeira: um experimento com aprendizes de nível inicial de língua italiana
Author(s)/Inventor(s): Lima Filho, Marcos Antonio Gomes
Advisor: Faria, Flora De Paoli
Co-advisor: Lacerda, Fernanda Gerbis Felipe
Abstract: A proposta desta monografia é identificar quais as contribuições do uso da língua materna como recurso mediador em aulas de língua italiana para iniciantes. Para isso, foi traçado um panorama histórico dos estudos da aquisição de segunda língua e das diferentes visões que definem o conceito desta área de conhecimento. Nesse âmbito de estudo, nos apoiamos na produção teórica de autores que discutem os fundamentos da aquisição de segunda língua (L2) como Ellis (2001) e Nunan (1999), e de interlíngua, como Pallotti (1998) e Selinker (1992). Em seguida, destacamos, a partir dos conceitos apontados, quais as motivações da proibição intrínseca do uso da língua materna durante o processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira. Por fim, apresentamos as vantagens e desvantagens da utilização da língua materna nas aulas de italiano, tendo como auxílio uma pesquisa realizada com professores de língua italiana do CLAC.
Keywords: Língua italiana
Estudo e ensino
Aquisição da linguagem
Ensino de língua estrangeira
Língua materna
Ensino e aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Italiano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGLimaFilho.pdf229.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.