Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25245
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O espaço da língua materna no processo de aquisição e aprendizagem de língua estrangeira: um experimento com aprendizes de nível inicial de língua italiana |
| Author(s)/Inventor(s): | Lima Filho, Marcos Antonio Gomes |
| Advisor: | Faria, Flora De Paoli |
| Co-advisor: | Lacerda, Fernanda Gerbis Felipe |
| Abstract: | A proposta desta monografia é identificar quais as contribuições do uso da língua materna como recurso mediador em aulas de língua italiana para iniciantes. Para isso, foi traçado um panorama histórico dos estudos da aquisição de segunda língua e das diferentes visões que definem o conceito desta área de conhecimento. Nesse âmbito de estudo, nos apoiamos na produção teórica de autores que discutem os fundamentos da aquisição de segunda língua (L2) como Ellis (2001) e Nunan (1999), e de interlíngua, como Pallotti (1998) e Selinker (1992). Em seguida, destacamos, a partir dos conceitos apontados, quais as motivações da proibição intrínseca do uso da língua materna durante o processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira. Por fim, apresentamos as vantagens e desvantagens da utilização da língua materna nas aulas de italiano, tendo como auxílio uma pesquisa realizada com professores de língua italiana do CLAC. |
| Keywords: | Língua italiana Estudo e ensino Aquisição da linguagem Ensino de língua estrangeira Língua materna Ensino e aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Italiano |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MAGLimaFilho.pdf | 229.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.