Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25247
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Políticas e práticas de acolhimento no ensino remoto e no pós-quarentena: um olhar sobre o núcleo de educação especial e inclusiva do CAP-UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Silva, Kátia Elaini Pereira da
Advisor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Abstract: Este trabalho reflete acerca do acolhimento aos estudantes com deficiência no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), observando o recorte temporal que compreende o período durante e após o isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. Para tal, foi realizada uma entrevista com a especialista Thaís Motta, coordenadora suplente do NEEI, a fim de coletar dados passíveis de uma análise qualitativa. Tal reflexão faz-se relevante em face do cenário crítico que evidenciou ainda mais as desigualdades, o que torna emergente a discussão sobre políticas e práticas que diminuam os prejuízos ainda incalculáveis, sobretudo no campo educacional. A investigação dentro dos limites do CAp-UFRJ torna-se, portanto, um importante meio de averiguação das práticas assertivas, pois trata-se de um colégio federal que é referência de ensino no estado do Rio de Janeiro, tanto no que diz respeito à inclusão em educação quanto em relação à formação de futuros docentes. Ademais, abre-se espaço para que estudos posteriores no campo da inclusão em educação possam auxiliar no preenchimento das lacunas, visando enfrentar outros cenários de crise que possam surgir.
Keywords: Educação
Ensino e aprendizagem
Ensino remoto
Estudantes
Pessoas com deficiência
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KEPSilva.pdf238 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.