Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25247
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Políticas e práticas de acolhimento no ensino remoto e no pós-quarentena: um olhar sobre o núcleo de educação especial e inclusiva do CAP-UFRJ |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Kátia Elaini Pereira da |
Advisor: | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Abstract: | Este trabalho reflete acerca do acolhimento aos estudantes com deficiência no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), observando o recorte temporal que compreende o período durante e após o isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. Para tal, foi realizada uma entrevista com a especialista Thaís Motta, coordenadora suplente do NEEI, a fim de coletar dados passíveis de uma análise qualitativa. Tal reflexão faz-se relevante em face do cenário crítico que evidenciou ainda mais as desigualdades, o que torna emergente a discussão sobre políticas e práticas que diminuam os prejuízos ainda incalculáveis, sobretudo no campo educacional. A investigação dentro dos limites do CAp-UFRJ torna-se, portanto, um importante meio de averiguação das práticas assertivas, pois trata-se de um colégio federal que é referência de ensino no estado do Rio de Janeiro, tanto no que diz respeito à inclusão em educação quanto em relação à formação de futuros docentes. Ademais, abre-se espaço para que estudos posteriores no campo da inclusão em educação possam auxiliar no preenchimento das lacunas, visando enfrentar outros cenários de crise que possam surgir. |
Keywords: | Educação Ensino e aprendizagem Ensino remoto Estudantes Pessoas com deficiência |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KEPSilva.pdf | 238 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.