Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25252
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Eletrostática na feira de ciências |
| Author(s)/Inventor(s): | Araujo, Leonardo de Oliveira |
| Advisor: | Moreira, Ligia de Farias |
| Abstract: | Este trabalho apresenta a proposta de alguns pesquisadores sobre a necessidade de inclusão de metodologias complementares a aula meramente expositiva no auxílio do ensino de ciências. Neste sentido, os experimentos de baixo custo e simples manuseio funcionam como uma ferramenta importante para o ensino de ciências, tanto para o ensino formal como para a divulgação de ciências em espaços alternativos de ensino. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para o ensino de física em escolas e espaços abertos ao ensino de ciências montando um roteiro de experimentos que podem ser aplicados nesses locais. O trabalho consiste na apresentação de experimentos sobre o conteúdo de eletrostática que podem ser reproduzidos por professores ou alunos para auxiliar o ensino de ciências. Este trabalho mostra como fazer a montagem, material utilizado, procedimentos para realização dos experimentos, a observação de alguns expectadores dos experimentos, visitantes do stand de eletrostática, frente a atividade experimental e a explicação para os fenômenos observados, além de incluso no roteiro algumas questões relacionadas aos conteúdos abordados e ao nosso dia a dia, procurando assim estabelecer uma ponte entre os fenômenos experimentais e o cotidiano dos visitantes do stand. Buscou-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky um referencial metodológico para fundamentar a viabilidade do ensino nas escolas e nos espaços alternativos de ensino de ciências utilizando experimentos. Também verificou-se no trabalho, os objetivos dos espaços informais de ensino de ciências e seu papel social. Conclui-se ainda neste trabalho que as atividades experimentais são uma ferramenta importante para o ensino e aprendizado de física, pois ampliam os métodos didáticos de ensino, que quanto mais variados forem, aumentam as possibilidades de um aprendizado real e significativo. |
| Keywords: | Eletrostática Ensino de ciências Métodos de ensino Experimentos |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2013 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LOAraújo.pdf | 8.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.