Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/25256
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vianna, Deise Miranda | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Diego Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-07T23:22:27Z | - |
dc.date.available | 2025-03-09T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25256 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Movimento Browniano | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Investigação científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O universo numa gota d'água: uma proposta interdisciplinar através de atividades investigativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9358897306377915 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9513459526234529 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Sales, Vitor Cossich de Holanda | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8683793857843601 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Rodrigo de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3904812534452839 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta didática para o Ensino Médio envolvendo Física e Biologia para o estudo do Movimento Browniano através de uma gota d’água. O roteiro desta atividade foi aplicado em um laboratório de um colégio público da rede federal de ensino do Rio de Janeiro. A metodologia de desenvolvimento desta atividade é feita a partir de atividades investigativas, onde os alunos receberam desde equipamentos simples, como laser e lentes, até equipamentos mais sofisticados, como o microscópio. Apresentamos alguns dados e análises, após aplicação do material, com a turma dividida em grupos. Mostramos que esta proposta desenvolvida tende a priorizar a argumentação e facilitar aprendizado dos alunos, fazendo com que compreendam o significado do que estão estudando. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DFRodrigues.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.