Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25266
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aulas adaptadas por professores do Instituto de Física para aluno com deficiência visual: desafios, dificuldades e soluções: um estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Arthur Eduardo Lirio
Advisor: Santos, Antônio Carlos Fontes dos
Abstract: O Instituto de física recebeu recentemente o primeiro aluno portador de deficiência visual em suas dependências. Até o momento da apresentação desse trabalho de conclusão de curso haviam sido ofertados para esse aluno os cursos de física 1, física experimental 1 e física experimental 2. Embora sem experiência no ramo da educação especial três professores abraçaram a missão de adaptar um desses cursos para esse aluno. Assim, buscou-se o contato com esses professores para tentar entender quais foram os principais desafios encontrados ao longo da adaptação dos cursos, como eles se prepararam para essa nova realidade dentro da faculdade pública e quais foram as suas opiniões para melhorar a inclusão dentro da universidade. Também se buscou o contato com o aluno para entender como foi sua vida acadêmica antes de entrar no ensino superior e qual foi a sua opinião sobre os cursos adaptados. Assim, cruzando as informações, e experiências, dadas pelos professores e pelo aluno foi possível debater sobre o as disciplinas adaptadas pelos docentes do Instituto de Física da UFRJ. Antes de iniciar o debate sobre os cursos adaptados houve um estudo sobre as leis que falam sobre a acessibilidade da pessoa com deficiência e sobre a educação inclusiva. Também foram estudados artigos científicos de profissionais atuantes no campo da educação inclusiva e na educação de deficientes visuais para se ter assim uma grande base teórica durante a análise dos cursos que foram adaptados. Infelizmente as entrevistas feitas tanto com os docentes quanto com o aluno não puderam ser feitas de forma presencial. Isso se deve a pandemia do COVID-19 que atingiu o mundo no ano de 2020. Assim foi utilizado o apoio de aplicativos de videoconferências para a realização de todas as entrevistas. Por fim é esperado que esse trabalho ajude de alguma maneira a educação para pessoas com deficiência visual. Também é esperado que o trabalho dos professores do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro sirva de inspiração para outros docentes que tenham a mesma missão de educar pessoas com deficiência visual.
Keywords: Deficiência visual
Educação inclusiva
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AELPereira.pdf481.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.