Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVianna, Deise Miranda-
dc.contributor.authorSoares, Matheus Silva-
dc.date.accessioned2025-03-12T03:22:15Z-
dc.date.available2025-03-14T03:00:12Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25270-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectPotencial elétricopt_BR
dc.titleQuem tem medo do ensino por investigação? montando circuitos elétricos para levantar hipóteses sobre fenômenos físicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9358897306377915pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Sales, Vitor Cossich de Holanda-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8683793857843601pt_BR
dc.contributor.referee1Penha, Sidnei Pércia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0006619785896896pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Carlos Frederico Marçal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1422533228873620pt_BR
dc.description.resumoA fim de promover uma montagem de circuitos atenta à reflexão dos fenômenos físicos ali envolvidos, é proposta uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) formada por um caderno do aluno e por um kit com componentes elétricos. Em sua primeira parte, a SEI objetiva tratar como ocorre a divisão da diferença de potencial de uma fonte entre os elementos que estão associados em série ou em paralelo em um circuito alimentado por ela. Na segunda parte, busca-se abordar a conservação da corrente elétrica em um circuito com componentes associados em série. Ao longo das atividades propostas, os estudantes são estimulados a levantarem e a testarem as suas hipóteses, além de serem incentivados a apontarem os fatores responsáveis para o que foi observado confirmar ou refutar as suas proposições iniciais. A aplicação é destinada ao segmento do Ensino Médio e dialoga com alguns pontos das habilidades e competências das Ciências da Natureza contidas na Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesS676q Soares, Matheus Silva Quem tem medo do ensino por investigação? Montando circuitos elétricos para levantar hipóteses sobre fenômenos físicos / Matheus Silva Soares. -- Rio de Janeiro, 2020. 56 f. Orientadora: Deise Miranda Vianna. Coorientadora: Vitor Cossich de Holanda Sales. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Física, Licenciado em Física, 2020. 1. ensino investigativo. 2. PIBID/CAPES. 3. circuitos elétricos. 4. corrente elétrica. 5. diferença de potencial. I. Vianna, Deise Miranda, orient. II. Sales, Vitor Cossich de Holanda, coorient. III. Título.pt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSSoares.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.