Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25270
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vianna, Deise Miranda | - |
dc.contributor.author | Soares, Matheus Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T03:22:15Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25270 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
dc.subject | Circuitos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Potencial elétrico | pt_BR |
dc.title | Quem tem medo do ensino por investigação? montando circuitos elétricos para levantar hipóteses sobre fenômenos físicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9358897306377915 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Sales, Vitor Cossich de Holanda | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8683793857843601 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Penha, Sidnei Pércia da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0006619785896896 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Carlos Frederico Marçal | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1422533228873620 | pt_BR |
dc.description.resumo | A fim de promover uma montagem de circuitos atenta à reflexão dos fenômenos físicos ali envolvidos, é proposta uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) formada por um caderno do aluno e por um kit com componentes elétricos. Em sua primeira parte, a SEI objetiva tratar como ocorre a divisão da diferença de potencial de uma fonte entre os elementos que estão associados em série ou em paralelo em um circuito alimentado por ela. Na segunda parte, busca-se abordar a conservação da corrente elétrica em um circuito com componentes associados em série. Ao longo das atividades propostas, os estudantes são estimulados a levantarem e a testarem as suas hipóteses, além de serem incentivados a apontarem os fatores responsáveis para o que foi observado confirmar ou refutar as suas proposições iniciais. A aplicação é destinada ao segmento do Ensino Médio e dialoga com alguns pontos das habilidades e competências das Ciências da Natureza contidas na Base Nacional Comum Curricular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | S676q Soares, Matheus Silva Quem tem medo do ensino por investigação? Montando circuitos elétricos para levantar hipóteses sobre fenômenos físicos / Matheus Silva Soares. -- Rio de Janeiro, 2020. 56 f. Orientadora: Deise Miranda Vianna. Coorientadora: Vitor Cossich de Holanda Sales. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Física, Licenciado em Física, 2020. 1. ensino investigativo. 2. PIBID/CAPES. 3. circuitos elétricos. 4. corrente elétrica. 5. diferença de potencial. I. Vianna, Deise Miranda, orient. II. Sales, Vitor Cossich de Holanda, coorient. III. Título. | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSSoares.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.