Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25271
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Circuitos elétricos: uma proposta investigativa inclusiva |
Author(s)/Inventor(s): | Pimentel, Aline Guilherme |
Advisor: | Vianna, Deise Miranda |
Co-advisor: | Fernandes, Sandro Soares |
Abstract: | Já parou para pensar como desenvolver uma aula em uma turma em que há presença de alunos com diferentes deficiências sem que nenhum aluno seja segregado da turma ou privado de algum conteúdo programático? Durante o período de participação do PIBID/UFRJ – Física (Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto da Física, com financiamento da CAPES), essa situação nos foi apresentada. Neste trabalho, motivados pelo grande uso de desenhos esquemáticos na lousa utilizados por professores videntes, trazemos uma proposta investigativa inclusiva de circuitos elétricos, ou seja, um kit desenvolvido para qualquer que seja o seu aluno em que ele tem a possibilidade de se transformar em protagonista do seu aprendizado. Como forma de validação, apresentamos alguns dados e análises dessa atividade aplicada com alunos deficientes visuais de um colégio público da rede federal de ensino do Rio de Janeiro. O kit desenvolvido facilita a argumentação e o aprendizado sobre eletrodinâmica passo a passo, destacando corrente elétrica, resistência e resistividade, fontes e circuitos elétricos (série e paralelo). |
Keywords: | Eletrodinâmica Circuitos elétricos Educação inclusiva Atividades investigativas Ensino de física |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Nov-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AGPimentel.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.