Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25271
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Circuitos elétricos: uma proposta investigativa inclusiva
Author(s)/Inventor(s): Pimentel, Aline Guilherme
Advisor: Vianna, Deise Miranda
Co-advisor: Fernandes, Sandro Soares
Abstract: Já parou para pensar como desenvolver uma aula em uma turma em que há presença de alunos com diferentes deficiências sem que nenhum aluno seja segregado da turma ou privado de algum conteúdo programático? Durante o período de participação do PIBID/UFRJ – Física (Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto da Física, com financiamento da CAPES), essa situação nos foi apresentada. Neste trabalho, motivados pelo grande uso de desenhos esquemáticos na lousa utilizados por professores videntes, trazemos uma proposta investigativa inclusiva de circuitos elétricos, ou seja, um kit desenvolvido para qualquer que seja o seu aluno em que ele tem a possibilidade de se transformar em protagonista do seu aprendizado. Como forma de validação, apresentamos alguns dados e análises dessa atividade aplicada com alunos deficientes visuais de um colégio público da rede federal de ensino do Rio de Janeiro. O kit desenvolvido facilita a argumentação e o aprendizado sobre eletrodinâmica passo a passo, destacando corrente elétrica, resistência e resistividade, fontes e circuitos elétricos (série e paralelo).
Keywords: Eletrodinâmica
Circuitos elétricos
Educação inclusiva
Atividades investigativas
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGPimentel.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.