Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25272
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Afiar flauta e afinar flecha: educação como viagem, errâncias em dança e caminhadas por cosmopercepções indígenas
Other Titles: Sharpening the flute and tuning the arrow: education as travel, wandering in dance and walking through indigenous cosmoperceptions
Author(s)/Inventor(s): Silva, Giulia Lucas
Advisor: Larangeira, Lidia Costa
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso se propõe refletir sobre a perspectiva da educação como viagem, inspirada por Muniz Sodré (2022) e da formação enquanto percurso errante, processual, incessante e relacional, que se compõe ao longo das diversas experiências da vida. A partir do relato de uma trajetória de deslocamentos espaciais e subjetivos na experiência da dança, do Contato Improvisação, do kung fu e do contato com modos de vida e saberes originários, conversa-se com a ideia de experiência proposta por Larrosa Bondía (2002) e o que se compreende corpo-território-experiência, que integra as vivências e saberes com os quais nos formamos. Propõe-se uma possível perspectiva nômade para a educação, ancorada pela concepção de nomadismo afetual acionada por dani-vi (2022), e pela relação entre o sedentarismo e o que Baitello (2012) chama de pensamento sentado. Esta pesquisa se afia e afina com a importância de resgatar e afirmar as soterradas narrativas ancestrais, cujo silenciamento é entendido como consequência da imobilidade inconsciente (sedentarismo) plasmada pelos modelos coloniais-capitalistas de educação formal.
Keywords: Educação
Education
Dança
Dancing
Povos indígenas
Indigenous peoples
Comportamento sedentário
Sedentary behavior
Migrantes
Transients and migrants
Pesquisa
Research
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Production unit: Escola de Educação Física e Desportos
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Aug-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Giulia Lucas. Afiar flauta e afinar flecha: educação como viagem, errâncias em dança e caminhadas por cosmopercepções indígenas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLSilva.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.