Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25272
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Afiar flauta e afinar flecha: educação como viagem, errâncias em dança e caminhadas por cosmopercepções indígenas |
Other Titles: | Sharpening the flute and tuning the arrow: education as travel, wandering in dance and walking through indigenous cosmoperceptions |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Giulia Lucas |
Advisor: | Larangeira, Lidia Costa |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso se propõe refletir sobre a perspectiva da educação como viagem, inspirada por Muniz Sodré (2022) e da formação enquanto percurso errante, processual, incessante e relacional, que se compõe ao longo das diversas experiências da vida. A partir do relato de uma trajetória de deslocamentos espaciais e subjetivos na experiência da dança, do Contato Improvisação, do kung fu e do contato com modos de vida e saberes originários, conversa-se com a ideia de experiência proposta por Larrosa Bondía (2002) e o que se compreende corpo-território-experiência, que integra as vivências e saberes com os quais nos formamos. Propõe-se uma possível perspectiva nômade para a educação, ancorada pela concepção de nomadismo afetual acionada por dani-vi (2022), e pela relação entre o sedentarismo e o que Baitello (2012) chama de pensamento sentado. Esta pesquisa se afia e afina com a importância de resgatar e afirmar as soterradas narrativas ancestrais, cujo silenciamento é entendido como consequência da imobilidade inconsciente (sedentarismo) plasmada pelos modelos coloniais-capitalistas de educação formal. |
Keywords: | Educação Education Dança Dancing Povos indígenas Indigenous peoples Comportamento sedentário Sedentary behavior Migrantes Transients and migrants Pesquisa Research |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Production unit: | Escola de Educação Física e Desportos |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 16-Aug-2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Giulia Lucas. Afiar flauta e afinar flecha: educação como viagem, errâncias em dança e caminhadas por cosmopercepções indígenas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLSilva.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.