Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25274
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Aprendizagem baseada em jogos: elaboração do jogo Fisicando Rio de Janeiro 2021 |
Author(s)/Inventor(s): | Anibal, Pedro Henrique Reis |
Advisor: | Penello, Germano Maioli |
Abstract: | Com a forte influência da tecnologia em nossa sociedade, entendemos como necessária uma mudança didática no ensino de Ciências. A Física por muitas vezes é ensinada apenas com fórmulas, gráficos e números, sem dar um contexto para o aluno compreender melhor a matéria e associar os estudos às situações do seu cotidiano. Utilizando elementos da Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) e da Gamificação, podemos usar os jogos eletrônicos (games) como uma ferramenta didática. Com essas metodologias incorporadas, essa monografia apresenta a idealização e produção do Fisicando, um jogo com foco no ensino de Física. A proposta inicial do Fisicando é ser um jogo interativo e divertido que auxiliará os alunos a aprender conceitos de mecânica (inicialmente foram elaboradas fases que abordam Forças de atrito e Leis de Newton). Adicionalmente, este trabalho apresenta recomendações para professores de Física sobre como utilizar o Fisicando em suas aulas, estimulando discussões que podem ser feita com os alunos. Com esse jogo em mãos e seguindo as recomendações citadas, os docentes podem mudar a forma com que os estudantes encaram essa disciplina. |
Keywords: | Ensino de física Jogos eletrônicos Gameficação Aprendizagem baseada em jogos |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PHRAnibal.pdf | 591.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.