Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25274
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aprendizagem baseada em jogos: elaboração do jogo Fisicando Rio de Janeiro 2021
Author(s)/Inventor(s): Anibal, Pedro Henrique Reis
Advisor: Penello, Germano Maioli
Abstract: Com a forte influência da tecnologia em nossa sociedade, entendemos como necessária uma mudança didática no ensino de Ciências. A Física por muitas vezes é ensinada apenas com fórmulas, gráficos e números, sem dar um contexto para o aluno compreender melhor a matéria e associar os estudos às situações do seu cotidiano. Utilizando elementos da Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) e da Gamificação, podemos usar os jogos eletrônicos (games) como uma ferramenta didática. Com essas metodologias incorporadas, essa monografia apresenta a idealização e produção do Fisicando, um jogo com foco no ensino de Física. A proposta inicial do Fisicando é ser um jogo interativo e divertido que auxiliará os alunos a aprender conceitos de mecânica (inicialmente foram elaboradas fases que abordam Forças de atrito e Leis de Newton). Adicionalmente, este trabalho apresenta recomendações para professores de Física sobre como utilizar o Fisicando em suas aulas, estimulando discussões que podem ser feita com os alunos. Com esse jogo em mãos e seguindo as recomendações citadas, os docentes podem mudar a forma com que os estudantes encaram essa disciplina.
Keywords: Ensino de física
Jogos eletrônicos
Gameficação
Aprendizagem baseada em jogos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PHRAnibal.pdf591.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.