Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25289

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Antônio Carlos Fontes dos-
dc.contributor.authorManzolillo, João Gabriel Milare-
dc.date.accessioned2025-03-14T01:59:56Z-
dc.date.available2025-03-15T03:00:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25289-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRadiaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleProposta pedagógica de ensino da radiação com enfoque CTSA à luz de uma pedagogia histórico-crítica baseada na justiça socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8783769406433882pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3025129048529776pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Barbosa, Vitor Acioly-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854647354717153pt_BR
dc.description.resumoAnalisando a falta de valorização cultural, financeira e social dos professores e da própria instituição escolar é inegável que passamos por uma crise do sistema educacional brasileiro na atualidade. Pensando nessa crise, propõe-se uma estratégia de reformulação e reestruturação do ensino da física de radiações, voltando o processo de ensino-aprendizagem para as práticas sociais dos alunos. Além disso, esta estratégia tenta estimular os debates sobre valorização e divulgação da ciência, utilizando-se de óticas científicas para discussões sobre justiça social e ambientalismo. Essa proposta não objetiva somente repensar o modo de ensinar a física de radiações, mas utilizar-se deste tema para redefinir a própria ciência, compreendendo-a a partir de um enfoque CTSA. Para além da compreensão e aplicação de fenômenos naturais, nesse enfoque vemos a ciência como uma visão de mundo e de sociedade compreendendo e analisando as práticas sociais a partir desses fenômenos naturais. Ademais, reestrutura-se a ideia de ciência contrariando os ideais positivistas de um conhecimento científico neutro, reafirmando seus valores e posicionamentos. Formando assim uma concepção crítica e social de ciência e a partir desta, reestruturando todo o pensar científico e seu processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JGMManzolillo.pdf900.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.