Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25289
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Santos, Antônio Carlos Fontes dos | - |
| dc.contributor.author | Manzolillo, João Gabriel Milare | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-14T01:59:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-15T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2021 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25289 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Radiação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
| dc.title | Proposta pedagógica de ensino da radiação com enfoque CTSA à luz de uma pedagogia histórico-crítica baseada na justiça social | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8783769406433882 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3025129048529776 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Barbosa, Vitor Acioly | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2854647354717153 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Analisando a falta de valorização cultural, financeira e social dos professores e da própria instituição escolar é inegável que passamos por uma crise do sistema educacional brasileiro na atualidade. Pensando nessa crise, propõe-se uma estratégia de reformulação e reestruturação do ensino da física de radiações, voltando o processo de ensino-aprendizagem para as práticas sociais dos alunos. Além disso, esta estratégia tenta estimular os debates sobre valorização e divulgação da ciência, utilizando-se de óticas científicas para discussões sobre justiça social e ambientalismo. Essa proposta não objetiva somente repensar o modo de ensinar a física de radiações, mas utilizar-se deste tema para redefinir a própria ciência, compreendendo-a a partir de um enfoque CTSA. Para além da compreensão e aplicação de fenômenos naturais, nesse enfoque vemos a ciência como uma visão de mundo e de sociedade compreendendo e analisando as práticas sociais a partir desses fenômenos naturais. Ademais, reestrutura-se a ideia de ciência contrariando os ideais positivistas de um conhecimento científico neutro, reafirmando seus valores e posicionamentos. Formando assim uma concepção crítica e social de ciência e a partir desta, reestruturando todo o pensar científico e seu processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Física | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JGMManzolillo.pdf | 900.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.